Cerca 200 mil pessoas são esperadas na programação junina da PMB

A Prefeitura de Belém inicia na próxima quinta-feira, 04, a programação junina oficial da cidade. Serão 25 dias da edição 2015 do “Arraiá da Capitá”, que terá atrações culturais para todas as famílias nos mais diversos pontos da cidade, segundo a Fundação Cultural do Município (Fumbel), que coordena o evento.

Concurso de quadrilhas juninas, apresentações de boi-bumbá, casamento na roça, grupos parafolclóricos, grupos de toadas e shows musicais estão confirmados entre as atrações até o dia 28 de junho e o principal cenário da feta será o Portal da Amazônia que deve receber cerca de 200 mil pessoas nos 25 dias de festa, segundo estimativas da prefeitura.

O diretor cultural da Fumbel, Marcos Marques, destaca que tudo está sendo planejado em reuniões com vários órgãos para garantir que a população possa desfrutar de toda estrutura com segurança e o máximo de conforto para se divertir com as apresentações culturais.

"Cada ano as quadrilhas se modernizam ainda mais, o evento é sempre uma caixinha de surpresas. Eu particularmente fico ansioso para saber o que cada um preparou. Assim como nas edições passadas, este ano nós também pretendemos arrancar elogios do publico presente'', afima Marcos Marques.

Icoaraci, Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba também terão “Arraiá”

Os moradores dos distritos da região metropolitana de Belém também vão contar com vasta programação junina. Em Icoaraci, no dia 10 de junho, terá Festival de Grupos Folclóricos nas escolas da rede municipal, das 10h às 11h. De 11 a 13 de junho haverá shows musicais, concursos de quadrilhas mirins e adultas e concurso de Miss Caipira da maior idade, na Praça Matriz, sempre a partir das 19 horas. A apuração dos concursos será no domingo, dia 14, às 10 horas, com apresentação dos campeões e show musical.

Na Ilha de Mosqueiro será realizado o “Forró da Ilha” na Praça Matriz, do dia 6 até 30 de junho. A programação terá apresentação de grupos juninos, shows musicais, além de concursos de quadrinhas juninas mirins, adultas e humorísticas, além de Misses Caipira, Mulata e Simpatia. A apuração será no dia 30 de junho, às 9 horas.

Outeiro também terá concurso de quadrilhas e mostra junina com apresentações culturais, de 19 a 21 de junho. O local da festa será a Praia do Amor, a partir das 18 horas.

Em Cotijuba, a festa junina será na Praça Antonio Taverdard, no dia 28 de junho, a partir das 18 horas, com apresentação de bois-bumbás, pássaros e cordões juninos, grupos parafolclóricos e banda de forró.

Crianças e jovens mostram como dar “Nocaute na Violência”

Na pré-abertura da quadra junina, no dia 4 de junho, no Portal da Amazônia, será apresentado o projeto “Nocaute na Violência”, desenvolvido há dois anos e que usa o boxe como estímulo para manter jovens, de 7 a 17 anos de idade, longe da violência.

Na ocasião, cerca de 100 integrantes do projeto vão participar de uma competição de boxe com 35 lutas e mostrar como o esporte vem transformando suas vidas. Ano passado, o evento foi considerado um sucesso que promete ser superado em 2015. A programação, que começa às 17 horas, conta ainda com a eliminatória final que garante vaga para o Campeonato Brasileiro de Boxe Juvenil, no mês de julho, em Santa Catarina.

O projeto “Nocaute na Violência” foi idealizado pelo pugilista José Odir dos Santos, conhecido como Zezé, e começou na Associação Zezé do Boxe, com 8 alunos e o apoio de quatro academias. Hoje, são 400 crianças e jovens no projeto e a parceria de cerca de 70 academias que também desenvolvem a iniciativa.

Para Zezé, que tem uma carreira de 43 anos de boxe, “o esporte é um meio muito eficaz e limpo de combater a violência, seja nas ruas, nas escolas ou nos estádios. O projeto, além de formar cidadãos de bem, desenvolve futuros atletas que podem chegar a campeões mundiais e serão exemplos para muitos outros jovens”.

Confira a programação completa, em anexo, no início da página.

Texto: Milene Amaral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar