Neste sábado, 14, a Prefeitura de Belém, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), promoveu a ação de intensificação da vacina antirrábica animal em mais de 40 postos de atendimento distribuídos pela capital.
Cerca de 28 mil animais maiores de três meses e saudáveis foram vacinados. “Nosso objetivo é estimular a vacinação nos bairros que apresentavam baixa cobertura para raiva animal”, explicou o médico veterinário do CCZ, Eliomar Sousa.
Alguns bairros que receberam a intensificação da vacina foram Guamá, Condor, Jurunas, Tapanã e os distritos de Icoaraci e Mosqueiro, com profissionais atuando em unidades de saúde, centros comunitários, escolas de samba, igrejas, praças e escolas.
Na Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Guamá, o militar Ubiraci Moraes, 70 anos, morador do bairro, levou a cadela Mimosa, de 6 anos, para vacinar. “Todo ano a trago aqui, pois acredito que esta é uma das melhores formas de cuidar da saúde dela. Minha esposa e eu somos apaixonados por plantas e animais e só queremos o bem deles”, disse.
A gatinha Mia, da cuidadora de idosos Edilma Fonseca, também foi imunizada. “Temos dois cachorros em casa, um macho e uma fêmea. Eu e meu marido os trouxemos junto com a Mia porque entendemos que a vacina é fundamental para evitar doença”.
Segundo Eliomar, a raiva é uma zoonose de grande relevância, que precisa ser controlada, pois não tem cura e é letal. “A doença em humanos tem uma letalidade altíssima: 99,9% dos casos levam à morte. O controle sobre a doença é imunizar os animais e por isso a importância de o dono levar o cão ou o gato nestas ações”.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: Suênia Cardoso
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								