A criação de um aplicativo que permitirá o mapeamento das áreas de alagamento na cidade, os locais onde existem paradas de ônibus e, ainda, a possibilidade de monitorar os veículos de cada secretaria foi um dos assuntos apresentados na palestra realizada pelo presidente da Companhia de Informática de Belém (Cinbesa), José Régis Júnior, na manhã desta quinta-feira,16, no Palácio Antônio Lemos. A palestra foi direcionada aos gestores dos órgãos da Prefeitura de Belém.
No primeiro momento do encontro, foram apresentados os sistemas informatizados utilizados nos órgãos da PMB. O presidente da Cinbesa ressaltou a importância do processo de modernização da gestão. "Este tipo de reunião é importante para alinhar e afinar as demandas de cada secretaria e expor o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade. Assim como, compartilhar as ideias de cada gestor", salienta Régis.
"Precisamos viabilizar as ações da Prefeitura, principalmente aquelas mais utilizadas pela população", pontuou a secretária municipal de Finanças, Tereza Cativo.
Como exemplo de modernização já implantado na capital, no início deste ano, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a Cinbesa instalou placas informativas em mais de 40 árvores da praça Batista Campos, com conteúdo em português e inglês e mais o aplicativo QR Code.
A ferramenta permite que a vegetação seja codificada pela maioria dos smartphones e remete o usuário a um site onde ele pode receber mais informações sobre determinado assunto.
Uma próxima reunião, com data a ser definida, deve reunir os Técnicos em Informática (TI) de cada órgão.
Texto: Adriana Pereira