A Companhia de Informática de Belém (Cinbesa) recebeu em sua sede, na manhã desta terça-feira, 18, o novo Data Center da Prefeitura de Belém, o Centro de Processamento de Dados (CPD), equipamento que dará flexibilidade, segurança e agilidade para as diversas secretarias ligadas à administração municipal. “Saltamos de um patamar anterior de tecnologia. Estávamos limitados em termos de espaço físico, processamento e conectividade. O Data Center é uma das peças mais importantes que podemos ter numa área de tecnologia”, explicou o titular da Cinbesa, Régis Júnior.
O Data Center anterior possui 30 terabytes, sendo que apenas um terabyte estaria disponível para novas aplicações, ou seja, qualquer novo aplicativo que precisasse de inserção no Data Center antigo automaticamente implicaria na retirada de outro. Como consequência, existia a dificuldade de expansão de qualquer serviço.
Régis Júnior salienta outras vantagens com a instalação do novo Data Center, como a velocidade de processamento de dados, que será acelerada. “Agora, temos um equipamento para processar a informação rapidamente. Poderemos criar áreas de desenvolvimento e produção de aplicativos, de forma segura, já que, atrelado a isso, temos um suíte moderno, que possibilita que tenhamos níveis de acesso ao Data Center”, disse o titular da Companhia.
O novo CPD permitirá o intercâmbio de informações, pois agrega a moderna tecnologia de sistemas de blade, lâminas dentro do computador onde podem ser visualizados os diferentes diretórios (pastas), que podem ser individuais, correspondentes à cada secretaria e comuns a mais de uma. “Isso significa que eu passo a virtualizar esses espaços para cada órgão, como se a máquina estivesse ao lado da pessoa. Para isso, melhoramos a infraestrutura através da fibra ótica, que, conectada a esse servidor, vai operar na velocidade da luz”, enfatizou Régis.
Em termos práticos, isso significa que será retirada das secretarias uma responsabilidade que pode ser administrada de forma única pela Cinbesa e cada profissional responsável por esse serviço dentro dos órgãos será direcionado a funções de maior produtividade.
“Para a população, o ganho é ainda maior, pois, com todas essas melhorias, os serviços que dependem do Datacenter serão acessados de forma mais rápida e com interconectividade entre os órgãos”, finalizou.
Texto: Karol Amaral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								