Cine Clube em Movimento exibe documentário sobre a Cabanagem

Os servidores do Instituto de Assistência a Saúde dos Servidores Públicos do Município(IASB) tiveram a oportunidade de assistir a exibição do documentário Belém Rebelde: Cabanagem, nesta quinta-feira, 6. na sede do órgão, como parte do projeto Cine Clube em Movimento, promovido pela Secretaria Municipal de Administração(Semad).

“É um assunto muito importante, que até hoje faz parte da essência do povo paraense. Escolhemos exibir hoje porque foi o dia que iniciou o movimento cabano no ano de 1835”, explica a Coordenadora do Núcleo de Arte da Semad, Célia Maracajá.

O presidente do IASB, Francisco Guimarães reforça a importância da parceria entre as duas instituições e a oportunidade de possibilitar ao servidor do Instituto, refletir sobre temas relevantes.

35 pessoas participaram da exibição do filme, entre elas, assistente administrativa Pauliane Lima. “Achei muito válida a iniciativa, ainda mais sobre um tema tão importante. Espero que tenham outras", pontuou a servidora.

Após a exibição do filme, os servidores debateram sobre o tema. Logo após, foi realizada a eleição da Comissão de Arte e Meio Ambiente do Iasb, que se encarregará em trabalhar em parceria com a Semad o Programa de Valorização do Servidor, bem como mobilizar os servidores para participarem dos projetos estratégicos da gestão municipal.

Cabanagem: foi uma revolta popular ocorrida entre 1835 a 1840 na então chamada província do Grão-Pará. Esse movimento teve como causa a extrema pobreza pela qual a região passava e o abandono político após a Independência do Brasil.

Cine Clube: É um projeto que leva às secretarias e coordenadorias da Prefeitura de Belém filmes com temas de interesse público e após a exibição os servidores participam de debate para refletir sobre o tema do filme.

A próxima sessão do documentário Belém Rebelde: Cabanagem ocorrerá nesta sexta-feira, 7, na sede do Instituto de Previdência do Município de Belém (IPMB) e dia e na segunda-feira, 10, na sede da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).

Texto: Carolina Boução

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar