Como parte do Projeto Curta Olympia, que apoia a divulgação de curtas-metragens paraenses, o Cine Olympia exibe o curta "Ao Quadrado", de Paulo Roque, de 6 a 8 de março, às 18 horas. A entrada é de graça e a faixa indicativa é de 16 anos.
“Ao Quadrado” é um drama urbano ambientado em um supermercado 24 horas, onde dois casais vivenciam relações casuais ou intempestivas durante uma madrugada. Recorte do cotidiano, a produção revela a superficialidade dos encontros e desencontros entre quatro personagens que perambulam perdidos e insones entre corredores vazios. Os momentos interpretados pelos atores denotam o contraste entre personalidades diferentes e as possibilidades de reverter ou não as situações.
Filmado com câmera na mão e editado sem trilha sonora musical, mostra uma visão bastante subjetiva com os sons do próprio ambiente ajudando a compor o clima lacônico deste curta, primeira experiência do Coletivo Super 8 de Cinema, de Belém do Pará.
O roteiro é de Tiago Julio Martins, produção de Mariana Malato, Dina Nery e Jussia Carvalho, com áudio de Orlando Sergio de Campos e fotografia de Moyses Cavalcante e Paulo Roque. O elenco é formado por Demi Araújo, Hanna Kethllen, Lucas de Castro e Victor Braun.
Circuito de Cinema Francófono
Durante o mês de março, o Cine Olympia integra as programações do Circuito de Cinema Francófono, evento que comemora a francofonia, uma das grandes comunidades linguísticas mundiais que têm em comum a fluência do idioma francês e compartilham aspectos culturais e os valores humanistas difundidos pela língua francesa. O circuito vai até o dia 31 de março com uma programação gratuita, promovida pela Aliança Francesa de Belém.
O Cine Olympia inicia a programação com a exibição dos clássicos franceses “Zero de Conduta”, de direção de Jean Vigo, de 5 a 11 de março; e “Desejos Proibidos”, do diretor Max Ophüls, que será exibido de 12 a 18 de março. Também compõem a mostra os filmes contemporâneos “Nós, princesas de Cleves”, de Régis Sauder, de 19 a 25 de março; e “A Última Cena”, do francês Laurent Achard, que terá exibição entre 26 a 31 de março. As sessões acontecem de terça a domingo, no horário de 18h30. O Cine Líbero Luxardo, o Cine Estação e o Sesc Boulevard também integram o circuito.
Texto: Lilianne Villacorta
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								