Cine Olympia homenageia diretor Georger Mèiliés

O Cine Olympia promove nesta terça, 08, uma homenagem ao consagrado diretor e ilusionista francês Georger Mèiliés, considerado um dos maiores incentivadores do cinema mundial. Serão exibidos curtas-metragens cheios de efeitos fotográficos e cinematográficos, dentro do projeto “Cinema e Música”, para mostrar como essas produções, até hoje, influenciam técnicas de cinema. A programação é realizada em parceria da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel com Secretaria Especial de Promoção Social do Estado, Fundação Carlos Gomes e Prefeitura de Belém.

De acordo com a administração do Olympia, como espaço cultural e exibidor de grandes histórias, é importante reconhecer a importância artística de Mèiliés. Para quem tem interesse na história dos efeitos e técnicas de cinema, conhecer a vida e obra de George Mèilies é fundamental. A homenagem contará com a participação do pianista Paulo José Campos de Melo, que executará a trilha sonora do filme ao vivo.

Além da homenagem, o filme “Betinho, a esperança equilibrista”, documentário sobre a vida do sociólogo Hebert de Souza, segue em cartaz até o dia 10/12, com sessão às 18h30, exceto dia 09, quando o filme não será exibido.

Histórico: Georger Mèiliés construiu o primeiro estúdio cinematográfico da Europa e realizou mais de 550 mil filmes entre 1896 e 1913. É um dos precursores do cinema e considerado o pai dos efeitos especiais. Foi o primeiro cineasta a utilizar desenhos de produção e storyboards para projetar suas cenas. Seu filme mais conhecido é “Viajem à Lua”, de 1902, o primeiro filme de ficção científica e o primeiro a usar recurso de animação e efeitos especiais. O ator e diretor Charles Chaplin o chamou de “o alquimista da luz”. “A invenção de Hugo Cabret”, de Brian Selznick, e sua adaptação cinematográfica feita por Martin Scorsese, são inspirados da história de vida de Mèiliés.

Serviço: Homenagem ao diretor Georger Mèiliés. Terça-feira (08/12). Sessão às 18h30 no Cine Olympia, localizado na Avenida Presidente Vargas, 918. A classificação indicativa é de 10 anos e a entrada é gratuita.

Programação do mês de Dezembro:

– 11/12 à 17/12 – Campo de Jogo, de Eryr Rocha. Sessão às 18h30. Classificação indicativa de 12 anos e entrada gratuita

– 18/12 à 30/12 (exceto 21, 24, 25 e 28) – Batalha do amor, de Jacques Doillon. Sessão às 18h30. Classificação indicativa de 16 anos e entrada gratuita

Texto: Kauê Cohen

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar