Na manhã deste sábado, 20, o prefeito de Belém Edmilson Rodrigues visitou a estrutura da clínica de campanha da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Marambaia, localizada na Augusto Motenegro. Durante a visita, ele e o titular da Secretaria de Saúde (Sesma), Maurício Bezerra, conheceram de perto a dinâmica de atendimento que será oferecida à população a partir de segunda-feira, 22.
O propósito das 16 clínicas de campanha é descentralizar o atendimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e, de acordo com o caso, direcionar as pessoas que apresentarem sintomas da Covid-19 para o espaço de saúde adequado.
Segundo o prefeito Edmilson Rodrigues "são 16 clínicas instaladas em todos os distritos, com o objetivo de atender as pessoas que estão com sintoma da Covid, leves ou moderadas, de modo que vai estabelecer um filtro e direcioná-las às UPAs e, dependendo da gravidade, aos hospitais". Disse ainda que "com isso, garantimos, de forma mais planejada, os leitos para quem mais precisa. Então, a clínica é extamente para que não haja contato físico entre quem tem sintomas de Covid com as pessoas que procurem a Unidade por outras doenças".
As clínicas de campanha visa o atendimento de qualidade à comunidade. Os espaços de triagem fazem parte do plano de contingenciamento da Covid-19 da Sesma, que estão em "oito Unidades Básicas de Saúde, distribuídas por distritos; em cinco UPAs; no hospital de Mosqueiro; e mais
no Ver-O-Peso, precisamente na Praça da Bandeira, que vai atender aquela região central de Belém; e uma na Igreja de São Raimundo Nonato. O papel dessas clínicas de campanha é fazer com as pessoas terem a possibilidade de não serem obrigadas de irem às UPAs, reservadas para os casos mais graves", enfatizou o titular da Sesma.
Maurício Bezerra explica que as clínicas possibilitam um melhor encaminhamento para os pacientes. Ou seja, quem apresentar sintomas leves da Covid pode ir a uma das clínicas de campanha, passa por uma triagem com um profissional de saúde e, lá mesmo, é submetido ao teste de Covid. Os casos positivos, serão direcionados ao tratamento adequado e monitorados pela equipe médica do "Program Bora Cuidar em Casa", que acompanhará a pessoa positivisada em suas residências por telefone, videoconferência ou presencial, de acordo com a quadro clínico dela.
"Essa é uma responsabilidade da nossa equipe de Saúde, preocupada com as pessoas que tem o direito ao atendimento de qualidade. O mais fundamental é garantir dignidade de vida pra o nosso povo", assegurou o prefeito de Belém.
Vacinação – Após a visita à UBS da Marambaia, o Prefeito Edmilson Rodrigues acompanhou a nova etapa de imunização, iniciada neste sábado, 20, desinada aos idosos de 69 anos. Ele esteve no posto de vacinação localizado na Aldeia Cabana, onde conversou com as pessoas vacinadas e os que aguardavam receber a primeira dose do imunizante.
Neste domingo, 21, é a vez a população com 68 anos procurar um dos 16 pontos de vacinação contra a Covid-19 distribuídos na capital paraense, no horário das 9h as 17h, munidos com os documentos: CPF, RG e comprovante de residência.
Texto: Joyce Assunção