A Companhia de Desenvolvimento Metropolitano de Belém (Codem) realizou, nesta quinta-feira, 1º julho, a recepção aos 20 estagiários de engenharia cartográfica e de agrimensura (UFRA) selecionados pela Companhia, por meio de critérios públicos, para atuarem de forma auxiliar na execução do programa municipal de regularização fundiária Terra da Gente.
O evento foi realizado no auditório da Codem e contou com a participação de diretores, coordenadores e assessorias, que apresentaram a estrutura organizacional da Companhia. Foram detalhados o modo, a rotina e os horários de trabalho e a atuação específica no Terra da Gente.
O diretor-presidente da Codem, engenheiro agrônomo Lélio Costa, foi representado pelo diretor de gestão fundiária, Vandenson da Silva, que declarou: “É com grande alegria que recebemos os novos estagiários, para auxiliar o trabalho da Codem", disse o diretor. Segundo ele, o estágio é uma parte importante da formação acadêmica. "Esperamos que todos vocês possam aprender conosco e nós, com vocês. Estamos em um momento muito importante da Companhia, com grandes desafios, como o de assegurar a justiça social, por meio da regularização fundiária urbana, para os que mais precisam, em Belém”.
Para o estagiário Mozart dos Santos Silva, estudante do curso de engenharia cartográfica e agrimensura (UFRA), a oportunidade veio em um bom momento. “É o meu primeiro estágio e quero aprender como funciona o processo de regularização fundiária urbana, que é algo novo para mim", comemorou ele. O estudante disse que é importante poder ajudar e contribuir em uma política social. "Isso vai favorecer muitas pessoas na questão da certificação do seu imóvel, da sua propriedade e vai atender pessoas de baixa renda, que necessitam muito”.
“Minha expectativa é bastante positiva, acredito em uma troca de conhecimento, que vai contribuir para minha formação acadêmica e também para o crescimento da Codem, especificamente no programa de regularização fundiária de Belém”, declarou Andréa Alves Valente, também estagiária de engenharia cartográfica e agrimensura (UFRA).
A seleção foi organizada pela Codem, Secretaria Municipal de Administração (Semad) e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O estágio tem duração de um ano, renovado a cada seis meses, para estudantes regularmente matriculados e cursando engenharia cartográfica e de agrimensura (UFRA), a partir do 5° semestre, cadastrados no CIEE, com carga-horária de 4h/turno, pela manhã ou tarde.
Texto: Willys Lins