Combel participa da caminhada de combate ao feminicídio, nesta sexta-feira, 03

A Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) confirma participação na caminhada Por ela, por elas, por nós!, ato de manifestação contra o feminicídio, que vai ocorrer em frente à Prefeitura Municipal de Ananindeua, às 8h desta sexta-feira, 03. A manifestação foi motivada após o assassinato da modelo Geordana Farias, pelo ex-namorado Lúcio Magno Quadro, na Cidade Nova VI, em Ananindeua, nesta quarta-feira, 1º de setembro. A Combel emitiu uma nota de repúdio ao crime e prestará apoio na construção do ato de protesto, junto aos movimentos sociais realizadores.

Casos de feminicídio aumentaram – Apesar do crime ter ocorrido em Ananindeua, a Coordenadoria da Mulher de Belém acredita ser de suma importância prestar apoio aos movimentos de mulheres nos municípios que integram a Região Metropolitana de Belém, para fortalecer o combate ao feminicídio. Segundo dados levantados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup), os casos de feminicídio no Pará aumentaram cerca de 40% no último ano, o que enfatiza que o assassinato de Geordana não é um caso isolado.

Representantes de vários órgãos públicos irão comparecer e prestar apoio à caminhada em prol do combate ao feminicídio. A coordenadora da Combel, Lívia Noronha, ressalta a importância dessa parceria entre as instituições. “Desta forma, a Combel pode estender nossa parceria com Ananindeua, em termos de cooperação técnica, em questões sobre a violência contra as mulheres”, explica. A Combel oferece serviços de acolhimento psicossocial e orientação jurídica às mulheres em situação de vulnerabilidade social vítimas de violência doméstica, familiar ou qualquer violência de gênero. Também é realizado o encaminhamento para o órgão responsável, o que varia de acordo com cada caso.

Lívia Noronha explica que, para que esse trabalho possa ser feito com eficiência, é necessário chegar a essas mulheres e ouví-las e também fazer com que a Combel esteja acessível para elas. Nessa perspectiva de segurança, visando ampliar o acesso de mulheres a unidades de denúncia, a Combel lançou a ação S.O.S. Manas, que transformou 23 estabelecimentos comerciais no município de Belém em pontos de denúncia de violência contra a mulher, desde seu dia de lançamento em 26 de agosto, no Dia Mundial da Igualdade Feminina.

“Notamos a dificuldade de muitas mulheres de chegarem até uma delegacia, para fazer a denúncia, e a partir dessa ação elas podem denunciar seus agressores em qualquer supermercado, escola, farmácia ou salão de beleza, que aderiu à campanha”, disse a coordenadora. A iniciativa já se estende por todos os bairros de Belém e a perspectiva da Combel é ampliar o número de estabelecimentos parceiros.

A construção do S.O.S. Manas é o resultado de uma parceria com a Diretoria de Prevenção Social da Violência da Criminalidade (Diprev) da Segup, a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, Guarda Municipal, a Referência Técnica de Prevenção à Violência da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e a Federação de Comerciantes do Estado do Pará (Fecomércio). É a primeira ação proposta pela Combel no eixo de segurança.

A coordenadoria mantém o comprometimento em fortalecer a relação com esses parceiros, para elaborar juntos novas campanhas de prevenção à violência contra mulher.

Texto: Rayane Lopes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar