Começa campanha de vacinação para crianças menores de 5 anos

Começa neste sábado, 15, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação. Em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e Coordenação Municipal do Programa de Imunizações (Devs/Sesma), realiza a solenidade de abertura na Unidade Municipal de Saúde da Providência, em Val-de-cans, a partir das 8h.

Este ano, a meta é vacinar 92.768 crianças, para a poliomielite, na faixa etária de seis meses a cinco anos de idade incompletos. Já a Campanha de Multivacinação visa resgatar o resíduo de crianças menores de cinco anos de idade, a fim de completar os esquemas vacinais, sem uma meta prevista. Somente neste sábado, 15, 350 postos estarão disponíveis para a vacinação contra pólio. A atualização da carteira de vacinação será feita somente nas unidades de saúde, quem somam 61 postos.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Nazaré Athayde, as campanhas fazem parte do controle, eliminação e erradicação de doenças imunopreveníveis no Brasil, aquelas que podem ser prevenidas com vacinação. “Em 2015, celebramos 36 anos de campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite e 26 anos sem a doença no país. Assim, diante da ocorrência de casos de poliomielite em dez países, a vacinação é imprescindível para evitar a reintrodução do poliovírus nas regiões que não registram mais casos da doença”, destaca.

Para a campanha de multivacinação foram reforçados os estoques de todas as vacinas do Calendário Básico da Criança em todas as salas de vacinação do município, visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. “A Campanha de Multivacinação é uma oportunidade onde, em um único momento, são oferecidas à população-alvo várias vacinas ao mesmo tempo, a fim de melhorar a cobertura vacinal da população e otimizar a logística dos serviços de saúde. Os resultados destas ações podem ser comprovados na redução das doenças imunopreveníveis no país”, frisa Athayde.

Na multivacinação, serão ofertadas as vacinas, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), BCG, Rotavírus, Pneumocócica 10 Valent, Meningocócica C Conjug, Febre Amarela, Poliomielite Inativada (VIP), Pentavalente Difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, haemophilus influenza tipo e tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche).

Para o secretário municipal de saúde, Sérgio de Amorim Figueiredo, pais e responsáveis devem ter o compromisso de levar as crianças para vacinar. “A apresentação da caderneta de saúde da criança deve ser apresentada no posto de vacinação para uma avaliação criteriosa da situação vacinal da mesma, de acordo com a situação encontrada e seguindo a determinação do Programa Nacional de Imunizações. A caderneta é um documento pessoal e deve acompanhar a criança a todo o momento. Convidamos todos a assumirem este compromisso, aproveitando o feriado para comparecerem aos nossos postos em Belém, distritos e ilhas. Estaremos com mais de duas mil pessoas trabalhando para que o máximo de crianças sejam imunizadas”, reforça.

SERVIÇO: Abertura da campanha de Vacinação contra Poliomielite e Campanha de Multivacinação será na Unidade Municipal de Saúde da Providência, às 8h, localizada no Conj.Providência, Avenida Norte, s/n – rua ao lado do final da linha do Marex). Postos de vacinação funcionarão de 8h às 17h (Em virtude do feriado, os postos de vacinação em estabelecimentos comerciais funcionarão até às 14h). As campanhas irão até o dia 31 de agosto em todas as unidades de saúde do município. Esclarecimentos pelos telefones 98417 0332 ou 3344 – 2456. Endereço eletrônico: imunizacaobelem@hotmail.com

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar