Cursos, oficinas, brincadeiras e passeio gratuito de canoa marcaram a comemoração dos 138 anos do Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves. A programação planejada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do Departamento de Áreas Especiais (DGAE), iniciou na quarta-feira, 25, e segue até o próximo domingo, 29. Para esta quinta-feira, 26, e sexta-feira, 27, a administração do espaço oferece gratuitamente atividades de tirolesa, escalada e arborísmo.
O Bosque Rodrigues Alves faz parte da história cultural e turística da cidade de Belém. Muitos belenenses guardam memórias da infância, saudade de quando saíam aos domingos em família para passear no espaço. É o caso de Alexandre da Costa, que até hoje é visitante assíduo do Jardim Zoobotânico. "Estar aqui faz eu me reconectar com o meu lado criança, além de ser um lugar onde a gente relaxa da correria do dia a dia de quem vive em uma cidade, o Bosque traz uma paz e renova as energias, por conectarmos com a natureza", enfatizou.
A festa contou com a presença ilustre dos defensores da floresta. Mapinguari, Iara, Boto, Matinta Pereira e o Curupira não poderiam faltar e tiveram uma ajudinha da Companhia Moviarte de Benevides, que deu vida a esses personagens retratando as lendas da Amazônia.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Sérgio Brazão, disse que o “Bosque está de aniversário, mas quem merece de fato parabéns são os funcionários que cuidam diariamente do espaço, considerando a sua importância para a cidade”. Ele aproveitou o momento para anunciar aos visitantes que o Bosque será completamente recuperado.
Serviço
O horário de funcionamento atual do Bosque Rodrigues Alves é de quarta-feira a domingo, das 9h às 14h. A entrada custa R$ 2. O Bosque está localizado na avenida Almirante Barroso, nº 2.305, no bairro do Marco. Mais informações: (91) 98036-6622/ 98230-2988.
Texto: Antônio Santos
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								