Assim que se formou, a técnica em enfermagem Josi Pina teve a primeira experiência em assistência à saúde no HPSM Mário Pinotti. Isso foi há 12 anos. Ela relembra que, quando entrou, não foi orientada sobre como proceder dentro do serviço público e, por seis anos, Josi nunca teve acesso a informações que dizem respeito aos direitos e deveres do servidor. Seis anos depois, ela retorna ao PSM e agora faz parte da nova equipe de servidores que foram acolhidos na Escola de Gestão Pública (EGP) na manhã desta terça-feira,19, pelo Comitê de Humanização do Mário Pinotti.
“Quando entrei no hospital a primeira vez não tive um acolhimento por parte da coordenação. É muito importante que o novo servidor seja acolhido para estreitar o relacionamento com os outros funcionários e também para nós sabermos onde e quando procurar alguém quando tiver necessidade”, disse a técnica, avaliando ainda o novo ambiente de trabalho. “O número de funcionários aumentou e isso ajuda muito na nossa produção. Muita gente bem capacitada e habilitada para exercer suas funções”, afirma.
O HPSM Mário Pinotti tem hoje mais de 1.300 profissionais que atuam nas mais diversas áreas. Após a entrega do novo hospital, a Prefeitura de Belém contratou mais 37 enfermeiros e 65 técnicos de enfermagem, além de profissionais de outras categorias, como os 20 médicos acrescidos na escala de plantão.
Para o coordenador do Comitê, Raimundo Arias, a atividade de acolhimento propõe não apenas a receptividade ao novo servidor, mas também um processo de humanização que será repassado ao usuário. “Esse é o sentido do nosso treinamento, fazer o acolhimento para que as pessoas possam desenvolver o trabalho delas de maneira mais humana, tendo sucesso na atividade que exerce dentro do hospital”, ressaltou.
Jacó Navegantes da Silva é enfermeiro especializado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele, assim como Josi, também participou na manhã de hoje da atividade de acolhimento dos novos servidores. “Essa abordagem com os servidores é muito importante, porque eu e a maioria dessas pessoas que estão entrando não conhecíamos o funcionamento do hospital, e essa atividade, onde eles falam para onde a gente deve ir quando precisar, nos ajuda muito, além de conhecermos todas as pessoas que estão na linha de frente”, destacou Navegantes.
De acordo com o diretor do hospital, Leonardo Lobato, os novos servidores se mostraram motivados com a recepção. “O servidor, quando chegar no ambiente de trabalho, já saberá como atuar e principalmente como atender o usuário. Nós conversamos hoje sobre a importância do novo servidor entender que o trabalho dele não é isolado e que neste novo desafio, que é atender com excelência a população de Belém, ele pode contar com a gestão”, garante.
Texto: Kezia Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								