Comitê de Segurança Municipal realiza operação conjunta e coíbe aglomerações na Augusto Montenegro

Após diversas denúncias de aglomerações e irregularidades em estabelecimentos comerciais, o Comitê de Segurança Municipal em operação conjunta com o Sistema de Segurança Estadual, promoveu na noite deste sábado, 22, a operação "Synkrama", para coibir o descumprimento do decreto estadual e municipal de combate à proliferação da Covid-19 na capital. A operação teve início na avenida Augusto Montenegro, e seguiu em outros pontos da cidade.

A Ordem Pública, Guarda Municipal de Belém (GMB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB), Vigilância Sanitária do Município e Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), que integram o Comitê, vêm intensificando as fiscalizações a cada reabertura dos segmentos da economia.

"Com a flexibilização gradual da economia, as pessoas estão achando que a pandemia já passou e estão relaxando o distanciamento social. Então, estamos realizando fiscalizações intensas diuturnamente. A nossa obrigação é evitar que a pandemia aumente novamente”, frisou a coordenadora da Ordem Pública, Elizete Cardoso.

De acordo com Elizete, os estabelecimentos da avenida Augusto Montenegro têm cometido diversas irregularidades, sendo alvos de denúncias. “Estão nos desafiando com festas, consumo de bebidas, som automotivo, entre outros. Por este motivo integramos o Comitê de Segurança Municipal junto ao Sistema de Segurança do Estado para coibir essas ações", ressaltou.

O comandante do Policiamento da Capital II, coronel Sérgio Neves, reitera a importância desta operação integrada com a Polícia Civil e Militar. "O Sistema de Segurança do Estado está trabalhando de forma integrada com os órgãos de fiscalização do município de Belém, porque recebemos denúncias desde julho e, de forma paliativa, mandávamos as viaturas para fazer este atendimento. No entanto, a aglomeração só fazia aumentar e a gente ainda tem os decretos em vigência, e precisamos dar cumprimento diante da insistência de aglomeração dessas pessoas. Essa operação é, também, para conter esses jovens que fazem uso de bebida alcoólica e drogas que acabam desencadeando alguns outros delitos”.

Operação – A fiscalização se concentrou em frente ao conjunto Sevilha, onde dezenas de pessoas consumiam bebida alcoólica e geravam aglomeração. Estabelecimentos e carros particulares estavam vendendo bebida alcoólica, e diversas barracas de comida estavam funcionando de forma irregular. A maioria das pessoas não usava máscara, acessório obrigatório de proteção individual.

Balanço – Durante a abordagem, o Comitê de Segurança Municipal apreendeu 24 cadeiras e nove mesas que estavam obstruindo passeio público; 14 guarda-corpos; um carro de bebidas; dez Isopores com bebidas alcoólicas; 16 vendas irregulares foram fechadas; duas tendas apreendidas, que obstruíam o passeio público; três carros de lanche notificados para retirada imediata do local e regularização; um estabelecimento notificado para cumprimento ao Decreto Municipal e regularização, e 26 autuações feitas pela SeMOB.

Texto: Tábita Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar