Uma ação com prestação de serviços e cidadania movimentou a tranquila comunidade do Caruaru, localizada na região das ilhas do distrito de Mosqueiro, na manhã desta sexta-feira, 23. As atividades foram realizadas pela Prefeitura de Belém por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Os atendimentos foram na Escola Maria Clemildes, localizada bem no centro da comunidade habitada por 80 famílias que vivem da produção de carvão, da extração do tucupi e da goma de tapioca, da coleta de frutas típicas da região, como açaí, cupuaçu, bacuri, entre outras fontes de renda.
A comunidade teve acesso à inclusão e atualização cadastral em programas sociais do Governo Federal, encaminhamentos para retirada de segunda via de documentos, testes de glicemia, medição de pressão arterial, encaminhamentos para exames e retirada do cartão do SUS.
Seu José Carlos de Araújo é diabético, mas não faz o controle da doença. "Não estou me cuidado como deveria. Ando comendo muito doce, farinha e fritura", confessou. Após o teste de glicemia e atendimento, seu José recebeu encaminhamento para realizar exames e consultas na Unidade Municipal de de Saúde (UMS) de Maracajá.
"É muito importante vir até a comunidade para fazer esse acompanhamento de perto, ver se as crianças estão vacinadas, verificar as doenças mais recorrentes e buscar as soluções. A distância e a falta de informação são impedimentos comuns a localidades afastadas. Por isso esse trabalho vai até os moradores das ilhas", ressaltou Dulcicleia Alves, enfermeira e gerente da UMS da Baía do Sol. A unidade funciona 24h com atendimento de urgência e emergência e diversas especialidades médicas.
A dona de casa Maria Elizete Reis, de 36 anos, foi em busca de informações sobre como conseguir a certidão de nascimento para o pequeno Gabriel, de apenas um mês. "Eu acho que esse atendimento facilita a nossa vida. Pra gente que mora longe tudo é mais complicado, então eu resolvi aproveitar e me informar". A dona de casa também atualizou os dados pessoais no Programa Bolsa Família.
"Nossa missão é poder disponibilizar serviços que facilitem a vida das pessoas, o resgate da cidadania delas e a inclusão em benefícios a que elas têm direito", disse Gabriela Morares, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mosqueiro.
Texto: Denise Soares
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								