Para orientar a população e garantir direitos no combate e prevenção da violência, a Prefeitura de Belém em parceria com o Governo do Estado, realizou, na tarde desta terça-feira, 18, o Fórum Comunitário de Segurança, na Capela de São Benedito, no bairro do Barreiro.
Moradores, representantes das associações, Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal de Belém, Secretarias de Meio Ambiente (Semma) e de Economia (Secon), Fundação Cultural do Município (Fumbel), Pro Paz Belém e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), participaram do evento.
A estudante Maiara Cardoso fez questão de participar do fórum que tratou da segurança no bairro do Barreiro. "Essa conversa entre autoridades e população é muito interessante. Nos sentimos inseguros nas ruas e precisamos de apoio, pessoas que olhem por nós",declarou.
A comunidade pôde expor os principais problemas enfrentados, os pontos onde acontecem maior índice de violência no bairro e sugerir soluções.
"Nós que fazemos parte da segurança, precisamos muito da ajuda de toda a comunidade, para juntos tomarmos medidas para combater essa insegurança. Esse momento de discussão é de extrema importância para ambos os lados", pontuou a diretora da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa social, delegada Silvia Rego.
A proposta do evento é identificar pontos focais do crime, possibilitando ações mais efetivas da Guarda Municipal e da Polícia Militar, e assim garantir mais segurança à população.
"Nós agradecemos a participação da comunidade, isso mostra a vontade em ajudar no nosso trabalho. A GMB está aqui para somar com a população, com ações de prevenção. Estamos à disposição da comunidade do Barreiro", declarou o Sub-Comandante da GMB, José Carlos Oliveira.
Para o eletricista Rafael Linhares, o fórum traz esperança. "Esperamos que tudo que for falado aqui possa ser colocado na prática, até mesmo pela própria população. Não aguentamos mais o crime e queremos mudar essa realidade. O evento é muito importante para contribuir em nossa segurança", avalia Rafael.
Texto: Priscylla Gester
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								