Comunidade recebe continuação do projeto “Na Minha Escola Tem Coleta Seletiva”

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) levou neste sábado, 13, à comunidade que vive no entorno da avenida Bernardo Sayão, bairro do Jurunas, o projeto “Na Minha Escola Tem Coleta Seletiva”. Durante a ação, a Semma fez o plantio de arbóreas na área.

"Essa é a segunda parte do projeto, iniciada junto às escolas. Agora estamos partindo para um trabalho com a comunidade. Hoje visitamos os comerciantes da área, convidando-os para que, em parceria com a Prefeitura, transformem seus comércios em eco pontos de coleta seletiva. E para nossa felicidade a maioria concordou. Dessa forma, eles receberão big bags para coletar os materiais e a associação de catadores Filhos do Sol irá recolher esse descarte", explica Acácia Rodrigues, coordenadora de Educação Ambiental da Semma.

Para o comerciante Raimundo Souza, que trabalha na avenida Bernardo Sayão, a ação foi aprovada. "Antes, todo tipo de material aqui na minha loja ia para o lixo, misturado mesmo. Agora não, vou passar a separar o material que pode ser reciclado para entregar à associação de catadores", diz.

Durante a ação a equipe da Semma realizou oficinas de reaproveitamento, apresentação de filmes e palestras. O projeto tem como objetivo conscientizar os alunos e moradores da comunidade sobre a importância da coleta seletiva no dia-a-dia.

A primeira etapa do projeto foi desenvolvida com cerca de 650 crianças, entre 6 e 15 anos, da Escola Municipal Honorato Filgueiras, no bairro do Jurunas. A programação faz parte da ação "Cuida Belém", da Prefeitura de Belém.

O Projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e do Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova (Promaben).

Texto: Ana Paula Azevedo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar