Concertos didáticos levam mais 450 alunos da rede municipal ao Theatro da Paz

Duas alunas e um sonho em comum. Roberta Gonçalves Neves, estudante do 5º ano na Escola Municipal Ciro Pimenta, desde os 7 anos de idade idealizava conhecer de perto o Theatro da Paz, monumento histórico da cidade de Belém, e só hoje, aos 10 anos, teve essa oportunidade. Amanda Macedo, 12 anos, estudante do 7º ano na Escola Municipal Rotary, e participante de um Grupo de Teatro em sua unidade de ensino também visitou o Da Paz pela primeira vez.

Além das duas estudantes, a Prefeitura de Belém e a Secretaria Municipal de Educação levaram nesta sexta-feira, 18, ao Theatro da Paz, mais 450 alunos da rede municipal para participar do Projeto Concertos Didáticos, iniciativa do Governo do Estado do Pará realizada pela Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult) por meio do Conservatório Carlos Gomes.

O principal objetivo é difundir, apresentar e ampliar o conhecimento de crianças, adolescentes e jovens sobre arte musical, além de oportunizar aos estudantes, conhecer o Theatro da Paz e assistir apresentações artísticas no prédio que é patrimônio histórico de Belém.

Para o professor Lindemberg Monteiro,da Escola Municipal Rotary, do bairro da Condor, a iniciativa é um momento propício para estimular e facilitar o aprendizado entre os alunos. “A música tem papel primordial nesse processo do conhecimento dos alunos, de forma que ela tem o poder de evidenciar o contexto cidadão. É importante que possamos mostrar na prática, através de atividades extraclasse, o que é visto teoricamente dentro das salas de aulas”, destacou.

“Na escola temos um Grupo de Teatro e é através dessas vivências que trabalharemos a parte cênica na parte da música, teatro e dança. Os passeios têm facilitado a aprendizagem dos nossos alunos e são esses investimentos na educação que vem fazendo toda a diferença na qualidade do ensino”, completa Lindemberg.

No período da manhã, alunos das escolas Rotary, Gabriel Lage, Inês Maroja, Amália Paugartten, Parque Amazonas, Alzira Pernambuco, Walter Leite, Monsenhor Azevedo, Escola Bosque e Ciro Pimenta assistiram ao espetáculo do Quinteto de Saxofones da Fundação Carlos Gomes. Já no período da tarde, os estudantes das escolas Maria Amoras, República de Portugal, Paulo Freire, Ernestina Rodrigues, Florestan Fernandes, Theodor Badotti, Cordolina Fontelles, Manuela Freitas, Madalena Raad e Palmira Gabriel prestigiaram o Concerto da Orquestra de Flauta Doce.

Durante as apresentações os músicos realizavam pausas para explicar aos estudantes, detalhes dos instrumentos e suas funções, assim como os sons produzidos por cada um.

Com olhar radiante de alegria e emoção, a aluna Roberta Neves não escondeu o encanto pelo local. “Por alguns momentos pensei até que era um sonho, mas não é, e eu estou aqui vivendo cada minuto dessa visita. Momentos como esses nos motivam a querer estudar e também pesquisar sobre, por exemplo, a história dos lustres que compõem a decoração do teatro e que infelizmente não são mais fabricados e as pinturas antigas, para que este ano eu possa participar dos concursos de poesia e redação que a prefeitura nos oferece”, declarou.

Em 2014, a Semec registrou o número de 1.600 crianças da rede municipal atendidas pelo projeto. Já no ano de 2015 o Theatro da Paz recebeu em sua estrutura cerca de 1.800 alunos da rede. Para 2016, a Semec espera superar as expectativas com uma meta de incluir mais de 2.000 crianças no projeto.

“O número de crianças atendidas em projetos como este tem aumentado a cada ano graças aos investimentos realizados pela prefeitura em prol da educação municipal. Hoje disponibilizamos o transporte escolar aos nossos alunos, o que possibilita a realização de atividades que vão além dos muros das salas de aula”, explicou a diretora de Educação da Semec, Socorro Aquino.

Transporte Escolar

Desde o início da gestão, a Prefeitura de Belém vem realizando investimentos na educação municipal. Um deles foi a garantia do transporte escolar. Ônibus, lanchas e bicicletas já foram adquiridos para atender os estudantes nas mais diversas localidades da capital.

Estudantes do 6º ao 9º ano das escolas dos distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro e da comunidade de Santana do Aurá, nas Águas Lindas, foram beneficiados com a doação de 5.000 (cinco mil) bicicletas para serem utilizadas na locomoção do aluno até a unidade em que estuda. Além disso, em apenas três anos a prefeitura adquiriu 35 ônibus escolares e 02 lanchas, e agora dispõe de uma frota composta de 40 ônibus e 04 lanchas para a rede municipal de ensino.

Texto: Natasha Albarado

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar