Em sete dias de apresentações das quadrilhas, a Prefeitura de Belém promoveu um belíssimo espetáculo de São João com o Concurso de Quadrilhas, do Arraiá da Capitá, organizado pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). E finalmente na tarde deste sábado, 29, foi realizada a apuração final, na arena da Aldeia Amazônia, para relevar as dez melhores quadrilhas da cidade, além das misses Caipira, Simpatia, Morena Cheirosa, Misses Caipira LGBTI e Melhor Idade.
“A cada ano as quadrilhas surpreendem pela qualidade e engajamento nas apresentações do concurso. E o evento mostrou que a Aldeia Amazônia é o lugar ideal para receber este espetáculo. Conseguimos viabilizar a entrada e saída das quadrilhas na arena, tivemos um palco multifuncional tanto para acolher os jurados quanto para realizar o show de encerramento. As quadrilhas adoraram o encontro com os jurados para debater os critérios de avaliação. E o público compareceu mesmo. Tivemos um resultado muito positivo. Acredito que o saldo é o melhor possível”, avalia a diretora de Cultura da Fumbel, Sílvia Lovaglio.
Nos quesitos conjunto, coreografia, traje, maquiagem e música as primeiras premiações foram para as misses Caipira Melhor Idade e LGBTI. Isaraelita Sousa, de 60 anos estreou no concurso de quadrilha conquistando o primeiro lugar de Miss Caipira Melhor Idade. “Estou radiante em poder me apresentar para um grande público e o meu troféu na verdade foram os aplausos. Estou muito feliz junto com a minha quadrilha Roceiros da Terra Firme”, disse Israelita. “É uma sensação de gratidão. Meu primeiro ano. Tomei coragem e fiquei 22 dias me preparando. Gratidão a todos da equipe Resistência que me ajudaram a consquitar este título”, declarou GabriellePinheiro, primeiro lugar de Miss Caipira LGBTI.
Em seguida foram anunciadas as misses Caipira, Simpatia e Morena Cheirosa. Nem todas as candidatas puderam acompanhar a apuração por conta do cansaço das apresentações da noite anterior. Mas a segunda colocada no concurso de Miss Morena Cheirosa estava com a sua torcida Rosa Vermelha, da Terra Firme, que fez muita festa. “A emoção é muito grande. Eu quero agradecer as pessoas que participaram da minha preparação, que não foi fácil. Estou muito feliz. Apesar de estar muito nervosa na apresentação, eu acreditei no meu potencial. É incrível representar a beleza negra e receber esse reconhecimento”, disse Lulli Garcia, de apenas 13 anos.
Das 33 quadrilhas que se apresentaram na primeira fase, 20 passaram para a segunda fase e após uma apuração acirrada, o público pôde conhecer as vencedoras, com destaque para a Encanto da Juventude, do bairro do Guamá, que conquistou o primeiro lugar.
“É uma emoção muito grande. Trabalhamos desde outubro de 2018 para contar a nossa história na arena. Buscávamos esse título há muitos anos mesmo sabendo que todos os grupos merecem. Mas Deus quis que fosse agora. Quero agradecer a toda a minha comunidade, minha família. E aqueles que são velha guarda, os simpatizantes e colaboradores da Encanto da Juventude, que há 27 anos brinca o São João”, relata Tom Vilhena, presidente, coreógrafo e fundador da quadrilha. A festa das campeãs continuou com o show da banda de forró ¾ onde cada quadrilha reproduzia suas coreográfias em uma grande harmonia.
Durante todas as noites do Arraiá da Capitá a programação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), responsável pela manutenção da arena; Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), no atendimento médico aos brincantes; Guarda Municipal e Ordem Pública cuidando da segurança e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) na orientação do trânsito no entorno da arena.
Confira as quadrilhas e misses campeãs do Arraiá da Capitá 2019:
Quadrilha Encanto da Juventude, do Guamá
Quadrilha Reino de São João, do Guamá
Quadrilha Mensageiros do Amor, da Pedreira
Quadrilha Rainha da Juventude, da Cremação
Quadrilha Tradição Junina, do Bengui
Quadrilha Fúria Junina, do Marco
Quadrilha Balão de Ouro, do Mangueirão
Quadrilha Santa Luzia, do Jurunas
Quadrilha Roceiros da Barão, do Guamá
Quadrilha Fuzuê Junino, da Pedreira
Miss Morena Cheirosa
1º lugar – Giovana Freitas Franco, da quadrilha Mensageiro do Amor
2º lugar – Lulli Gabriela Garcia Ramos, da quadrilha Rosa Vermelha
3º lugar – Alana Valesca Ferreira Pinheiro, da quadrilha Fúria Junina
Miss Caipira
1º lugar – Juliane Santos, da quadrilha Balão de Ouro
2º lugar – Gabrielle Santana Almeida, da quadrilha Mensageiro do Amor
3º lugar – Bianca Gabriele Sá Serrão, da quadrilha Fuzuê Junino
Miss Simpatia
1º lugar – Arianny Aurea dos Santos Glória, da quadrilha Fuzuê Junino
2º lugar – Lucyelem da Silva Barbosa, da quadrilha Mensageiro do Amor
3º lugar – Renata da Silva Pinheiro, da quadrilha Fúria Junina
Miss Caipira LGBTI
1º lugar – Gabrielle Pinheiro
2º lugar – Marjony Rabechy
3º lugar – Linda Lully
Miss Caipira Melhor Idade
1º lugar – Israelita Mercedes Souza
2º lugar – Maria Eunice Silva Rosa
3º lugar – Vera Maria da Silva
Texto: Tábita Oliveira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								