Abraçar todas as oportunidades que surgem no caminho para se inserir no mercado de trabalho e conseguir estabilidade financeira, não é apenas um ato de necessidade, mas de coragem e persistência. É com esse pensamento que Marcelo Assis, 21 anos, pretende garantir um futuro promissor.
Ele é acadêmico de secretariado executivo e foi um dos mais de 53 mil candidatos inscritos para realizar o concurso público municipal, realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), neste domingo, 23.
"Acredito que o concurso público pode me proporcionar estabilidade financeira, pois eu acho que é a melhor forma de melhorar de vida", declarou.
Carreira pública
A secretária municipal de Administração, Jurandir Santos, explicou a importância do concurso para o mercado de trabalho. "Realizamos esse concurso com a esperança que essa iniciativa se constitua em mais uma oportunidade que Belém apresenta, que o governo apresenta possibilidade de trabalho, de fortalecimento do serviço público, de criar uma carreira para essas pessoas que estão tentando uma vaga, isso para nós é muito importante".
Fernando Azevedo, 32 anos, estuda há quatro anos para concursos públicos e quer ser uma das pessoas que irá preencher as 478 vagas efetivas no serviço público municipal ofertadas pela Semad.
"Fiz a prova pela manhã do nível médio e agora à tarde para o nível fundamental. É uma tentativa de ter segurança na parte financeira da minha vida e me estabilizar para conseguir concluir meu curso", afirmou.
Conhecimento e segurança é o que a microempreendedora Beatriz Pinheiro, 28 anos, está buscando. "Todas as pessoas que estão fazendo esse concurso hoje, acredito que é em busca de estabilidade financeira. E, para mim, que trabalho por conta própria, é importante ter algo fixo que possa dar mais benefício como esse processo seletivo, que possibilita uma ampliação melhor de conhecimento", disse.
Protocolos sanitários
O curso público de número 001/2020/PMB/Semad, voltado para níveis fundamental, médio e superior, cumpriu todos os protocolos de segurança e prevenção contra a covid-19, como ressalta o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra.
"A Sesma elaborou uma nota técnica com todas as medidas que precisam ser executadas durante o concurso. Essas medidas incluíram cuidados como, uso de máscara, oferta de álcool em gel, aferição de temperatura, distanciamento na posição das cadeiras, além da exigência do cartão de vacinação dos candidatos", ressaltou.
Os candidatos fiezeram as provas em 1.561 salas distribuídas em 81 locais em Belém e Ananindeua. Devido à pandemia da covid-19, o número de salas para a realização das provas foi duplicado para assegurar o distanciamento social entre os candidatos.
Texto: Lana Lana