"Esse é um processo democrático muito importante pra nós conselheiros aqui do Telégrafo. Nós temos um bairro que necessita de muitas melhorias. Estamos discutindo nossas demandas hoje e daqui já vamos levar o nome de pessoas pra compor o congresso da cidade. Esse processo democrático é super importante porque é a maneira de nós fazermos a nossa fala e de falar sobre os nossos anseios para o bairro", expôs à conselheira e administradora Sueli Contente, 48, sobre as expectativas do bairro do Telégrafo com o programa de participação cidadã Tá Selado.
Desde o dia 9 de setembro a Prefeitura Municipal de Belém realiza as “Plenárias Populares nos Bairros”, a 4ª etapa do Tá Selado. Nesta quarta-feira, 15, foi a vez dos conselheiros do Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac) abordarem as demandas prioritárias para os bairros da Pedreira,Telégrafo, Barreiro, Miramar, Maracangalha e Fátima (a plenária no bairro da Sacramenta será remarcada). Esse debate faz parte do processo da Lei Orçamentária Anual (LOA 2022), que elenca as propostas prioritárias do Plano Plurianual (PPA 2022-2025) para o orçamento municipal 2022.
O momento é dedicado à escuta de conselheiros de bairros acerca das propostas imediatas que devem ser executadas no próximo ano pela gestão municipal. Para o morador do bairro da Pedreira e liderança comunitária, Marcos Santos, popularmente conhecido como Marquinho da Pedreira, a discussão de ações urgentes para o bairro é relevante, pois é o espaço do povo na gestão municipal.
“Esse fórum de participação popular é muito importante. Nós reconhecemos que a Prefeitura deu um grande passo na construção de um sistema democrático de participação popular, onde podemos nos expressar e defender os nossos direitos” ressaltou o líder comunitário. Sobre as ações que serão feitas no bairro em 2022, o Marquinho da Pedreira, elencou “a questão da educação com novas creches, saúde e geração de renda. Esses três eixos são prioridades pra trazer de volta a dignidade do povo”, concluiu.
Tá Selado – O Tá Selado reuniu 25 mil moradores da capital paraense na primeira fase, abrangendo os 08 Distritos Administrativos de Belém nas plenárias presenciais e online. A primeira fase consistiu na apresentação de propostas dos 78 bairros entre comunidades e ilhas.
A primeira experiência de participação cidadã dos moradores da capital ocorreu na primeira gestão municipal do prefeito Edmilson Rodrigues (1997-2000 e 2000-2004), com o Congresso da Cidade e o Orçamento Participativo.
Hoje tem plenária – Nesta quinta-feira, 16, a partir de 19h, o Distrito Administrativo de Icoaraci (Danço), reúne os 94 conselheiros para debater melhorias para os bairros Ponta Grossa, Paracuri, Agulha, Campina, Maracacuera, Águas Negras, Tenoné e Parque Guajará. Somente no bairro do Cruzeiro não haverá plenária, a ser remarcada em breve.
Para mais informações acesse a plataforma Tá Selado: decide.belem.pa.gov.br
Texto: Joyce Assunção