Consulta pública do Plano de Reassentamento do Promaben reúne centenas de pessoas nesta terça, 17

O evento presencial da Consulta Pública sobre o Plano Específico de Reassentamento do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) reuniu centenas de moradores e comerciantes, que serão remanejados das áreas das obras.

A reunião foi realizada no estacionamento do Promaben, na noite desta terça-feira, 17 de maio, com a participação do secretário adjunto de Coordenação-Geral do Planejamento e Gestão, Edilson Rodrigues, e do coordenador do Tá Selado, Hélio Oliveira.

A coordenadora adjunta do Promaben, Victória Veras, abriu a consulta pública transmitida pelo YouTube da Prefeitura de Belém, com o objetivo de esclarecer os moradores e comerciantes que serão remanejados das áreas afetadas pelas obras do Promaben, nos bairros da Condor, Jurunas e Cremação, sobre os critérios e procedimentos necessários para o reassentamento deles.

Déficit

O coordenador-geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, afirmou que o déficit habitacional é “o maior problema do Promaben”, herdado pela atual gestão municipal. 65 famílias desalojadas por administrações anteriores recebem auxílio moradia há 16 anos.

Para solucionar de vez o problema, a Prefeitura já iniciou a construção de um Conjunto Habitacional e Comercial com 224 unidades habitacionais e 44 boxes comerciais na travessa Quintino Bocaiúva, no bairro da Condor.

Dignidade e qualidade de vida

O PER apresenta 21 soluções diferentes para cada caso das famílias cadastradas. “A gente não está falando só de desapropriação e indenização ou remanejamento para uma unidade habitacional. Cada caso é um caso e a gente quer tratar de forma especial cada uma dessas famílias e garantir que esse desfecho seja digno, seja de qualidade”, afirmou Rodrigo Rodrigues.

“Foi muito bom mesmo, gostei porque estamos numa área muito alagada. Acho que agora vai resolver mesmo, porque não é de hoje, entra prefeito sai prefeito, e nada resolve. Mas agora eu estou com esperança. Antes de morrer, quero ver essa obra”, afirmou Vanir Reis Mendes, 78, pensionista, moradora da Ilha Bela e que vai ser reassentada.

O autônomo Abimael Silva Santos, 31, morador do Jurunas, que será remanejado de cima do canal da Quintino, também gostou. “Eles explicaram tudo direitinho. Só espero que agora esse plano saia do papel”, afirmou.

A consulta pública iniciou dia 10 de maio, pelo site perpromaben.belem.pa.gov.br, e encerrou às 23h59 desta terça-feira.

Texto: Raimundo Sena

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar