Os usuários do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb), que não foram atendidos em virtude de um vazamento de água ocorrido no segundo andar do órgão na manhã desta segunda-feira,28,, tiveram as consultas remarcadas para esta terça-feira, 29. Funcionários do Setor de Engenharia do Instituto foram acionados por volta de 11h de ontem, devido ao acidente provocado pelo rompimento de uma conexão no encanamento do andar, e fecharam o registro geral de uma das caixas d'água do prédio.
A rápida ação da equipe evitou maior dano no forro de gesso e menor alagamento na área da entrada do segundo pavimento, onde os usuários aguardavam atendimento. Ninguém ficou machucado. Ainda no final da tarde de ontem, começaram os trabalhos de reparo do forro e a inspeção técnica de garantia de que a nova válvula trocada na tubulação rompida estava adequada para suportar a pressão do volume de água sem risco de acidentes.
A equipe agiu num cronograma de emergência elaborado para ser executado na madrugada desta terça-feira, a fim de evitar a suspensão das consultas odontológicas e médicas marcadas, com antecedência, e as remarcadas para hoje devido a suspensão das atividades ontem. Com essas providências, o dia de atendimento nos consultórios do segundo piso da sede do Ipamb foi normalizado e uma perícia interna vai gerar um relatório de análise das prováveis causas do problema com a conexão rompida. "Tomamos todas as providências que estavam ao nosso alcance para a retomada dos atendimentos nesta terça-feira, com segurança na área atingida. Infelizmente essas coisas acontecem, mesmo com manutenção predial e de instalações de toda ordem. Mas o importante é que ninguém se machucou e a engenharia agiu rápido para a retomada de nossa a prestação de serviços aos usuários", ressaltou o presidente da autarquia, Erick Pedreira.
Texto: Douglas Dinelly