COP 30: Prefeitura apresenta ações de combate às mudanças climáticas

Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apresenta ações de arborização, mobilidade urbana e tratamento de resíduos.

Crédito: Gabriela Mendes

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), participou de dois painéis da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) que trataram de ações de mitigação e adaptação as mudanças climáticas.

No painel “Plano Local de Ação Climática: Um marco na construção de uma cidade mais verde, sustentável e resiliente” a Prefeitura destacou que já bateu a meta anual de arborização para o ano 2025, com o plantio de 10 mil mudas, todas cultivadas na Granja Modelo municipal. E apresentou o projeto ampliado de arborização do município, em parceria com Governo Federal e Governo do Estado, que vai plantar mais 200 mil mudas, ampliando as áreas verdes da capital.

Crédito: Paula Lourinho

Além disso, a Prefeitura investe na educação ambiental formando jovens embaixadores da justiça climática em parceria com a rede global ICLEI, por meio do programa Plant for the Planet, que já capacitou mil crianças estudantes da rede municipal. A ICLEI, sigla para Governos Locais pela Sustentabilidade, reúne mais de 2,5 mil governos locais e regionais, visando ao desenvolvimento urbano sustentável, com promoção de políticas de sustentabilidade. O primeiro painel teve participação da titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Juliana Nobre, e do diretor executivo da ICLEI, Rodrigo Corradi.

Durante o evento, foi apresentado o Plano Local de Ação Climática da Prefeitura de Belém. “O documento foi elaborado em parceria com o ICLEI e reúne dados fundamentais sobre a conformidade climática da capital paraense. Esse plano norteia as políticas públicas do município e define metas como o aumento da arborização urbana, a educação ambiental e a melhoria na gestão de resíduos sólidos”, reforçou a secretária Juliana Nobre.

Crédito: Paula Lourinho

Titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Juliana Nobre destaca ações da Prefeitura de Belém para combater mudança climática.

Neste primeiro dia de COP 30, a Prefeitura de Belém também apresentou ações voltadas à mobilidade urbana sustentável, fortalecida pela frota dos ônibus elétricos, patinetes elétricos e o incremento da malha cicloviária. Na área de gestão de resíduos sólidos, a Prefeitura de Belém, em parceria com o Governo Federal, já instalou e vai inaugurar em breve a Usina de Compostagem instalada no galpão de uma cooperativa de catadores de Belém.

A Prefeitura também participou do painel “Cidades Verdes e Resilientes: Enfrentamento do Calor Urbano”, iniciativa do Governo Federal, que reúne Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ministério das Cidades e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O painel apresentou o Programa Cidades Verdes Resilientes do Governo Federal, que visa contribuir com municípios para a proteção do meio ambiente. A iniciativa foi criada para facilitar o arranjo institucional entre órgãos federais, entes federativos e sociedade civil; e visa promover resiliência climática, justiça socioterritorial, reduzir desigualdades, fomentar o planejamento urbano e ambiental integrado, articular ações para atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), dentre outras medidas.

Belém foi a cidade escolhida como a primeira cidade a aderir ao Pacto por Cidades Verdes e Resilientes, do Governo Federal, com o objetivo de transformar a capital paraense em um modelo de sustentabilidade e resiliência climática na Amazônia, reforçando o compromisso do município com o futuro do planeta.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar