O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Jurunas reuniu grupos de idosos, adolescentes e famílias atendidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo ( SCFV) na manhã desta quarta-feira, 23, para uma programação especial de Páscoa, celebrada em 27 de março. O Cras do Jurunas faz parte dos doze centros de referência administrados pela Fundação Papa João XXIII Funpapa.
Brincadeiras, distribuição de brindes, pintura facial entre outras atividades, fizeram parte da programação. Os irmãos Adriely e Arlem da Silva, de dez e sete anos respectivamente, participam das atividades diariamente no Cras. Adriely participou da oficina de embalagem e gostou muito. “ Eu aprendi a fazer embalagem do ovo de páscoa. Fiquei encantada, vou fazer na minha casa, é muito fácil ”, garante.
Ovos de páscoa e cenouras em artesanato, foram alguns dos trabalhos confeccionados pela equipe de arte-educadores durante oficinas realizada no Cras. Para a arte-educadora, Joyce Viggiano, o trabalho desenvolvido com a comunidade é recompensador. “ É muito bom ver o empenho do nosso público, principalmente das crianças ,é um momento de terem contato com atividades que fogem do cotidiano delas”, disse.
“ Hoje é dia de festa, tudo foi preparado com amor e carinho, esse é nosso papel enquanto assistência, essa programação é uma dinâmica sobre o real significado da Páscoa, abordando seus símbolos e proporcionando um momento de resgate de valores. Fico feliz em ver a participação da comunidade nos serviços que a prefeitura oferece dentro dos Cras”, disse a presidente da Funpapa, Adriana Azevedo.
Para a dona de casa, Maria do Socorro Macedo, 55 anos, o Cras é sua referência. “ Gosto muito de vir pra cá. Participo das oficinas e atividades. Infelizmente não posso vir todos os dias”, declarou
Serviço:
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública estatal descentralizada, da Política Nacional de Assistência Social. O Cras atua como principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Trata-se de um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para melhoria da qualidade de vida.
Atualmente o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo ( SCFV) atende 135 crianças/ jovens e 95 idosas. Os encontros de integração são realizados diariamente no Cras, de segunda a quinta-feira pela manhã e à tarde.
O Cras do Jurunas funciona de segunda a sexta-feira de 08h às 17h na Rua dos Mundurucus, 354, , entre Breves e Bernardo Sayão, Jurunas.
Texto: Márcia Moraes
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								