Crie continua programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Amor, respeito e inclusão são as palavras-chaves para a III Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), realizada pela Prefeitura de Belém, por meio do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie). A programação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de Abril, vai ser realizada ao longo desta semana, até sexta-feira, 5, com atividades, palestras e rodas de conversa.

Na sede do Crie, localizado no bairro de Nazaré, na manhã desta segunda-feira, 01, foi realizada a apresentação da programação especial e uma palestra direcionada para os profissionais da área, com o tema “Tecnologia Assistiva para Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo”.

O terapeuta ocupacional, Hugo Almeida, que abriu a programação, falou aos profissionais da rede municipal sobre trabalhar os recursos da tecnologia assistiva, os quais as crianças utilizam diariamente para ganhar independência, compreendendo os recursos e aplicando-os no contexto escolar e familiar.

“É importante compreender para que haja um trabalho do professor relacionando as demandas da criança com autismo, que ele precisa da participação familiar. É preciso que a família esteja inserida não só no processo de reabilitação e desenvolvimento escolar, para que essa criança encontre um desenvolvimento adequado”, ressaltou o terapeuta.

A professora do atendimento educacional especializado da rede municipal, Cecília Barriga, avalia que são necessárias as novas oportunidades de aprendizado. “Sempre há uma oportunidade de aprender mais, porque cada aluno vem com a sua cultura familiar. Somos estimulados a aprender mais sobre a tecnologia assistiva nesse atendimento. São vários recursos relatados e isso é fantástico. Essa semana só vem para engrandecer as nossas práticas educacionais”, avaliou Cecília.

Autismo – O autismo é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, ligado ao déficit na estimulação cognitiva, linguagem e interação social. O nível do transtorno pode ser leve, médio e severo. A partir do nível diagnosticado, os sintomas são brandos ou graves, podendo ocasionar hipersensibilidade olfativa, auditiva e da visão.

Uns dos métodos para o diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo pode ser através da Escala de Pontuação para o Autismo na Infância (Escala CARS), que mede os sintomas e sinais, como o olhar e a percepção de sons.

O Crie oferece o programa de atendimento às necessidades específicas do Transtorno do Espectro do Autista (PROATEA), com atendimentos multidisciplinares de psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos, assessorando as escolas e as ações voltadas para a inclusão.

“Esse atendimento é a tentativa de garantir a possibilidade da escolaridade. A partir desse atendimento precoce, quanto mais cedo começar as estimulações da linguagem, da comunicação e cognição que favorecem a aprendizagem, o aluno vai ter sucesso na escola e na sociedade como um todo. É aqui que começa o sucesso deles”, explica o coordenador do PROATEA e psicólogo, Edmilson Lima.

Edmilson também comenta que além do atendimento aos alunos, os pais também recebem apoio da equipe. “Enquanto as crianças estão em atendimento, os pais estão com a equipe de psicologia e professores especializados. Os pais se sentem valorizados, já que passam por alguns estágios emocionais psicológicos, porque não é tão simples ter filhos com autismo ou deficiência nessa sociedade tão preconceituosa” completa o psicólogo.

Com uma grande expectativa para a programação especial desta semana, a coordenadora do Crie, Denise Corrêa, não esconde a emoção ao falar sobre inclusão e respeito, os principais objetivos da programação. “O principal papel dessa semana é que nós consigamos vencer, não apenas as barreiras, mas sim as barreiras de atitudes do preconceito”, disse.

“Que nessa semana, unindo os corações cheios de amor e conscientização, respeitando todas as diferenças individuais, de cada aluno nosso, de cada ser humano, consigamos transformar a sociedade em mais inclusiva”, destaca a coordenadora.

Na rede municipal de ensino estão matriculados, aproximadamente, 400 alunos com TEA. No Crie, 86 alunos passam por avaliação e 22 recebem atendimento diário.

Programação:

A programação da III Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo começou no domingo, 31 de março, com uma caminhada na Praça Batista Campos. Ao longo da semana, segue a programação com atividades e palestras.

Terça-feira – 02/04: às 8h, Caminhada do projeto Brinca – Belém e outras atividades, na Praia do Farol/ Distrito de Mosqueiro.

Quarta-feira – 03/04, das 9h às 11h30 – Palestra sobre musicoterapia; das 14h às 16h30, Oficina de Musicoterapia, na sede do Crie.

Quinta-feira – 04/04, às 9h, Audiência Pública na Câmara Municipal de Belém.

Sexta-feira – 05/04, das 9h às 11h30 – Palestra sobre fonoaudiologia e os alunos de TEA; das 14h às 16h30 – Oficina de acessibilidade e material adaptado para o atendimento ao aluno com TEA, na sede Crie.

Texto: Jamylle Araújo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar