Cultura popular e o hábito da leitura foram temas da live com o prefeito Edmilson

A cultura popular celebrada no mês de junho fez parte da programação da live do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, realizada no final da tarde desta segunda-feira, 21. Para representar os grupos populares que atuam em Belém, o evento virtual contou com a participação principal da professora e bailarina popular Keyla Barros, que, vestida tipicamente para a ocasião, apresentou uma coreografia junina para os internautas.

Keyla é professora de ballet clássico há sete anos e dedica-se à dança há 23. Ela divide o seu tempo entre o curso de Licenciatura plena em dança, da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o de coreógrafa de grupo folclórico e com a música.

Ao apresentar a dançarina, o prefeito Edmilson destacou a importância da arte popular e da dança como instrumento pedagógico.

Em agradecimento ao convite, Keyla comentou que “não estou aqui por mim, mas por uma cultura geral da dança, como dos artistas do São João, do Carnaval e do folclore. Precisamos dizer que a dança é cultura e educação. Sou da periferia, participei de projetos e isso fez eu me tornar professora”.

Semana do livro – A live também abordou a II Semana Municipal do Livro e do Autor Paraense. Com o tema "Diálogos sobre a produção literária paraense", a transmissão teve o objetivo de refletir sobre a importância do engajamento político dos autores e a disseminação do livro e da literatura paraense.

Criada pela Lei nº 9371, de 3 de maio de 2018, a Semana do Livro é realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), e busca divulgar a literatura e a cultura paraense. O prefeito Edmilson Rodrigues abriu a transmissão destacando a importância do evento.

“A Semana do livro foi criada por lei e, normalmente, é realizada no mês de junho. Esse evento é de extrema importância para exaltar e divulgar a nossa cultura, além de mostrar o talento dos nossos autores", enfatizou.

Ele frisou que a meta da gestão na área educacional é a erradicação do analfabetismo e comentou que a PMB lançou a campanha Belém Alfabetizada, em fevereiro deste ano. "É um sonho que irá se realizar e fará de Belém um território livre do analfabetismo”, ressaltou.

Os autores paraenses Antônio Juraci Siqueira, Heliana Barriga e Daniel da Rocha Leite participaram da live. O autor Daniel Rocha destacou o novo cenário da cultura e educação em Belém. “Voltamos a nutrir uma esperança, acreditar e viver a poesia. Voltamos a ter bibliotecas abertas, que é um lugar de partilha e escuta”, disse.

A programação da semana contará com exibição de vídeos de autores do “Literatura em Tela”, “Bocadinho de prosa” e do "Palavra das autoras e autores". Conta ainda com declamação de poemas de autores paraenses – com a participação de professores e funcionários da rede de ensino municipal.

Além da contação de histórias com o pessoal de bibliotecas escolares do projeto Baú das Histórias e exposição “Arraial literário”, com obras e a presença de autores paraenses.

“É o momento para valorizar nossos autores, que são nossas referências e também difundir a literatura paraense. É importante levar para a nossa rede de ensino a literatura dos escritores paraenses. No ano centenário de Paulo Freire isso é prioridade”, explicou a titular da Semec, Márcia Bittencourt.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar