Cursinho pré-vestibular da prefeitura realiza Feira Vocacional e aulão

Às vésperas da realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a I Feira de Orientação Vocacional do Cursinho Pré-vestibular da Prefeitura de Belém tirou dúvidas, neste final de semana, dos estudantes que ainda não descobriram a sua vocação profissional.

Rodrigo Moura, aluno do cursinho ofertado gratuitamente pela PMB, por meio da Fundação Escola Bosque (Funbosque), entende que o evento é a oportunidade para ele, assim como outros estudantes, com dúvidas sobre o curso que irão cursar em uma universidade.

"Conhecer mais sobre algumas profissões ajudou não só a mim, mas muitas pessoas que, de alguma forma, estavam em dúvidas do que estudar na universidade. As explicações foram excelentes e quem não foi perdeu muito, pois foi tudo muito maravilhoso", ressalta o estudante.

Acolhida – No sábado, 13, a coordenadora do cursinho Pré-vestibular da prefeitura Joelma Ferreira, e a diretora geral da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Araceli Lemos, fizeram a acolhida aos alunos e expositores do evento, que seguiu com a apresentação do Coletivo Cidade Tambor e com um aulão, ministrado pelos professores do próprio cursinho municipal, aberto aos estudantes da grande Belém.

O cursinho municipal oferece aos jovens e adultos de Belém, oriundos de escola pública, preparação gratuita para o Enem. Em decorrência da pandemia ocasionada pelo vírus do covid-19, as aulas estão sendo ministradas virtualmente e presencial, neste caso por meio de oficinas.

Feira vocacional – teve como objetivo ajudar os futuros acadêmicos na escolha do curso certo para seu projeto de vida, bem como tirar dúvidas acerca das especificações dos cursos e do mercado de trabalho, para contribuir na escolha de uma profissão consciente da carreira a ser seguida pelos futuros calouros.

A Feira contou com 26 expositores com instituições públicas e privadas. "Estamos aqui para que os alunos possam entender um pouco mais sobre o curso de Letras e, principalmente, a sua importância para o ensino e pesquisa da linguística. O ramo da pesquisa da linguística, estudos fonéticos e a forma de como se dá a comunicação são algumas temáticas que encontramos nesse curso", disse Aline Natielen, expositora do curso de Letras, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Para o professor Said Calife, da Uninassau Belém, a Feira Vocacional "é um momento importante para fortalecer o aprendizado dos alunos e como parceira da prefeitura de Belém e estamos aqui para explicar que é uma instituição de ensino superior que oferece cursos de graduação em diversas áreas e o seu diferencial é que é acessível a qualquer classe, pois temos bolsa fies e financiamentos acessíveis à população"

No stande da faculdade Esamaz, professora e aluna apresentaram forneceram ao público informações sobre o curso de Farmácia. "O curso de Farmácia tem várias áreas de formação. Além da drogaria, trabalha também na área bioquímica e patologia, com aulas práticas e teóricas desde início do curso", disse a professora Daniele Moisés.

Texto: Rita Ribeiro

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar