“Há muito anos eu venho tentando entrar numa faculdade, porém, esses anos todos eu deixava para trás, porque tinha os meus filhos para cuidar. E esse ano eu me dei a prioridade de tentar entrar numa faculdade. Eu tive a oportunidade de entrar no cursinho e entrar num patamar que nunca esperei, principalmente em redação, eu tive um acompanhamento excelente. Estou muito agradecida por esse projeto”, contou a estudante Maracilene Oliveira, 48 anos.
Ela conta sobre a experiência de participar das aulas do Cursinho Pré-Vestibular de Belém, realizado na Escola Municipal Manoela de Freitas, no bairro de São Brás.
Nesta sexta-feira, 26, os estudantes marcaram presença na última aula do cursinho municipal. A intenção foi não perder nenhuma dica do conteúdo de física, disciplina que será abordada no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que ocorre neste domingo, 28. Além de física, haverá questões de matemática, química e biologia.
Com a revisão desta sexta, a estudante Maracilene está na expectativa de chegar mais próximo de realizar o sonho de ser a primeira da família a entrar na universidade.
Ela deseja cursar medicina ou engenharia de bioprocessos. “A minha expectativa é a melhor, principalmente com a aula de hoje. Tenho certeza que todo mundo vai se sair bem”, disse empolgada.
Segundo a coordenadora do Cursinho Pré-Vestibular de Belém, Joelma Ferreira, apesar das dificuldades causadas pela pandemia da covid-19, a equipe de 15 professores conseguiu repassar, de forma proveitosa, o conteúdo solicitado no Enem.
“Agora, chegamos na reta final. É o momento de celebrar e agradecer. Nossos alunos estão bastante preparados, porque a nossa equipe pedagógica trabalhou a questão psicológica e a insegurança desses alunos”, explicou.
Redação Nota Mil – O melhor desempenho dos candidatos, a coordenação do cursinho implantou o projeto Redação Nota Mil, onde os alunos puderam contar com professores que trabalharam na produção textual.
“Tínhamos um plantão semanal, onde o aluno vinha e entregava a sua redação e a recebia corrigida com orientações do professor”.
A jovem Geovana Silva, 19 anos, do bairro Nazaré, pela terceira vez realiza o Enem. Mas esta é a primeira vez em que ela estudou com suporte de professores, pois, nos anos anteriores sempre estudou sozinha.
"Foi uma experiência muito boa. Nos últimos anos em que eu fiz o Enem, não tive acesso às aulas. Aí este ano eu já consegui esse projeto, que me ajudou bastante. Estou confiante de que vai dar tudo certo. Foi muito bom participar desse projeto”, disse Geovana, que sonha em cursar enfermagem e serviço social.
Incentivo e dinâmica – O professora de Física, Brain Simon, explicou que sempre buscou incentivar os estudantes, com dinâmica de aula descontraída, mas focada em alcançar o sonho de ser aprovado no vestibular.
“Às vezes, os alunos vêm de uma família desconstruída e enfrenta mazelas sociais. Por isso, sempre ao final das minhas aulas eu coloco uma palavra de motivação, para que ele se sinta parte de tudo isso. Porque é ele que vai ser um ator social, para providenciar progresso e desenvolvimento para a nossa sociedade. Eu vim de escola pública e fico muito feliz de fazer parte desse processo”, revelou.
Cerimônia de encerramento – Após a última revisão do Enem, alunos e professores se reuniram e celebraram com música, entrega de mudas de plantas e iguarias, no encerramento do Cursinho Pré-Vestibular 2021.
A cerimônia contou com a presença de parlamentares e representantes da Semec e Funbosque.
Inscrições – A coordenação do cursinho informou que as inscrições para o Cursinho Pré-vestibular serão abertas no início de 2022.
Texto: Joyce Assunção
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								