Curso de qualificação prepara voluntários da Defesa Civil Municipal

Visando qualificar e melhor preparar os voluntários da Defesa Civil Municipal, começou na manhã desta segunda-feira, 02, o Curso de Capacitação de Voluntários, realizado pela Prefeitura de Belém. Cerca de 100 alunos participaram da aula inaugural no auditório da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).

Neste primeiro dia de aula, os participantes tiveram palestras que abordaram temas como a atuação da Defesa Civil, alternativas para enfrentar algumas situações do cotidiano e sobre a importância de a população estar preparada para se proteger, se prevenir e agir em casos de incidentes e desastres.

A coordenadora da Defesa Civil, Ana Maria de Oliveira, ressalta a importância de curso para o melhor desenvolvimento de operações. “Resolvemos fazer essa capacitação para que os nossos voluntários estejam melhor preparados para as nossas ações. Este ano ainda temos a Quadra Junina, Operação Verão, Congresso Eucarístico e o Círio. Dessa forma, os nossos voluntários ficam mais preparados para desenvolver atividades com eficácia e qualidade”, afirmou.

O curso terá a duração de 13 dias com atividades teóricas divididas em quatro módulos: atendimento pré-hospitalar, noções de combate a incêndio, sustentabilidade e impacto ambiental, técnicas de como proceder em incidentes aéreos e emergência aquática. No final do curso, no próximo dia 21, será realizado um grande simulado para que os voluntários possam aplicar todo o conhecimento adquirido na capacitação.

Voluntaria da Defesa Civil há nove anos, Rafaela Tupinambá, 31 anos, diz que esperava muito por essas aulas. Fui voluntaria pela primeira vez no Círio, quando estava no Convênio. Desde então, já vivenciei várias situações emocionantes e não consigo sair da Defesa Civil. Eu sinto prazer em ajudar as pessoas, por isso aguardava muito por esse momento para ficar cada vez mais preparada para todas as situações”, revelou.

Entre as palestrantes do evento, a coordenadora da Defesa Civil da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Adelaide Nacif, destaca a atuação da política de proteção e defesa civil. “É uma iniciativa muito importante, porque prepara o voluntário não apenas para ações pontuais, mas para a percepção do risco em situações que podem acontecer no dia a dia. Isso mostra que a Defesa Civil está presente em todos os momentos da vida de um cidadão”, concluiu a palestrante.

Voluntariado

Para ser um voluntário basta procurar a sede da Defesa Civil (Travessa Campos Sales n° 333, entre 15 de Novembro e Boulevard Castilhos França, bairro Comércio) portando documento com foto, comprovante de residência, exame de tipagem sanguínea e certidão de antecedentes criminais. O atendimento é feito diariamente no horário de 8h às 16h.

Texto: Andreza Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar