Cursos da Prefeitura capacitam empreendedoras para COP 30

Trabalhadoras que atuam nas vias públicas e feiras da capital participam de cursos de capacitação ofertados pela Sedcon.

Crédito: Ascom Sedcon

“Estou aqui para me inscrever em mais um curso da Prefeitura. Quero estar bem capacitada para a grande movimentação da cidade com a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025)”, disse Maressa Furtado de Assunção, de 37 anos. A empreendedora, que atua com a venda de produtos em crochê nas feiras itinerantes realizadas pela cidade, esteve nesta quinta-feira (4) na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), para se inscrever ao curso de Precificação, que ensina as trabalhadoras permissionárias a vender os produtos com preço justo e lucrativo.

Crédito: Ascom Sedcon

Maressa Furtado atua em feiras itinerantes pela cidade e busca cursos na Sedcon para aprimorar as vendas.

Os cursos de capacitação são ofertados pelo Departamento de apoio à Produção (Deap) e têm beneficiado centenas de mulheres que atuam nas vias públicas e feiras livres da cidade. “A Prefeitura de Belém está dando retorno às nossas permissionárias, estimulando o empreendedorismo e independência financeira às trabalhadoras da capital”, destacou o titular da Sedcon, André Cunha.

Crédito: Ascom Sedcon

André Cunha, da Sedcon, acompanha as capacitações promovidas pela Prefeitura de Belém às trabalhadoras que atuam nas vias públicas.

Marilene Nunes de Souza, de 49 anos, feirante do mercado de farinha do Guamá, também é uma das empreendedoras que participa do curso de capacitação ofertados gratuitamente pela Sedcon. “Já fiz o curso Empreendedorismo e também de Reciclagem. Achei muito útil, principalmente porque utilizo produtos reciclados para incrementar meus acessórios”, contou a permissionária, que atua com vendas de confecção no mercado.

Crédito: Ascom Sedcon

Permissionária do mercado de farinha do Guamá, Marilene Souza utiliza o que aprendeu com técnicos da Sedcon para aprimorar seus produtos.

Cursos ofertados às empreendedoras de Belém

Entre os cursos de capacitação ofertados pela Sedcon estão Empreendedorismo, Empoderamento Feminino, Reciclagem, Marketing e Precificação. As palestras são ministradas na sede da secretaria ou em espaços de entidades parcerias.

Além disso, órgão também realiza cursos de capacitação com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio da Sala do Empreendedor. Em Belém, a Sala do Empreendedor é administrada e localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), e atua principalmente na orientação e capacitação dos empreendedores permissionários, como feirantes, artesãos e demais comerciantes cadastrados no órgão.

Uma Sala do Empreendedor COP 30 será inaugurada no Solar da Beira do Complexo do Ver-o-Peso para atender os trabalhadores com foco nos negócios voltados à Conferência.

Empreendedoras interessadas nos cursos podem procurar a sede da Sedcon, na Travessa 09 de Janeiro, 1720, entre as avenidas Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado, no bairro São Brás, de segunda-feira e sexta-feira, das 8h às 17h, e se dirigir ao Departamento de Apoio à Produção (Deap).

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar