O recrutamento de voluntários para trabalhar no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, neste ano, já começou. O trabalho, reúne, todos os anos centenas de jovens, na maioria, que ajudam promesseiros e romeiros durante as procissões da festividade.
A Defesa Civil Municipal de Belém, por exemplo, convoca interessados em trabalhar, principalmente, como socorristas, não apenas na grande procissão do segundo domingo de outubro, mas, também, em diversas outras romarias que compõem o Círio de Nazaré.
“A equipe da Defesa Civil irá trabalhar com nove postos de atendimento ao longo do percurso da Trasladação, que ocorre no sábado, e com doze postos para a procissão de domingo”, explica o coordenador de Operações da Defesa Civil, Claudionor Corrêa, que completa: “No domingo, os pontos estarão entre o ponto de partida, a igreja da Sé, e o final da procissão, a chegada da Berlinda à Praça Santuário, em frente à Basílica de Nazaré”.
A Defesa Civil estima trabalhar, ao todo, com 2.500 voluntários, um acréscimo de quase 40% em relação ao ano passado. A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) vai disponibilizar para atuar com a Defesa Civil, em cada posto, um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, além de medicamentos e equipamentos necessários. “O trabalho desenvolvido pelo corpo de voluntários é diferenciado e brilhante e se faz imprescindível para o sucesso da operação”, enfatiza o coordenador. “São pessoas que estão atuando para pagar uma promessa ou simplesmente querem ajudar o próximo. Os voluntários relatam que se sentem renovados e felizes após a realização do trabalho”, conclui.
A voluntária e técnica em Enfermagem Rafaela Tupinambá, de 30 anos, conta que ainda era estudante quando resolveu se cadastrar para o trabalho voluntário. “Já se passaram seis anos e pretendo continuar atuando como voluntária pelo simples objetivo de ajudar o próximo. É incrível a sensação de ver nas pessoas o reflexo do nosso trabalho”, conta ela, que deixa, também, um conselho para as pessoas de todas as idades: “minha sugestão é para que todos se voluntariem por solidariedade, apenas com o objetivo de ajudar e fazer o bem”.
Outra novidade, neste ano, é que, pela primeira vez, a Defesa Civil terá uma equipe de voluntários atuando junto à equipe de acolhida da Arquidiocese de Belém que recebe os romeiros na Casa de Plácido, oferecendo comida, hidratação, massagens entre outros cuidados.
Inscrição – As vagas serão preenchidas até o dia 25 de setembro. Os interessados devem apresentar-se na sede da Defesa Civil (na travessa Campos Sales n° 333, entre 15 de Novembro e Boulevard Castilhos França, bairro Comércio), portando documento com foto. É preciso ser maior de 18 anos e estar bem de saúde. No caso de serem profissionais, como técnicos em Enfermagem, devem apresentar documentação devidamente regularizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren/PA).
Auxílio a turistas que vêm para o Cirío de Nazaré também pode ser feito por voluntários
Neste ano, a Prefeitura de Belém, através da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) realizará a 19 ª versão do projeto “Amigo do Turista”, que atenderá os visitantes e a população de Belém, através de Postos de Informações Turísticas – PIT’s, localizados em pontos estratégicos da cidade. No total, serão 12 espaços que atenderão o turista, oferecendo informações sobre a gastronomia e os centros históricos da capital.
Os interessados em participar do projeto, como voluntários, podem se inscrever no prédio da coordenadoria, localizado na Avenida Presidente Vargas, nº 158, 13º andar. O inscrito deve ter acima de 18 anos e conhecimento, pelo menos o básico, em inglês e espanhol.
Ao todo, serão oferecidas 30 vagas. As inscrições vão durar até o momento em que as vagas sejam totalmente preenchidas. Os pontos fixos ficarão localizados nos seguintes locais: Praça Santuário; Complexo Feliz Lusitânia; Aeroporto; Estação das Docas; Terminal Rodoviário; Ver-o-Peso; Mangal; Pólo Joalheiro; Terminal Hidroviário; Portal da Amazônia; Hangar e Ver-o-Rio.
“Durante a ação, os voluntários selecionados serão treinados e estarão devidamente uniformizados e identificados, obedecendo a uma escala de trabalho previamente aprovada”, explica a diretora de Turismo da Belemtur, Bianca Franco. “Além de informações sobre a cidade, os selecionados irão prestar informações sobre o Círio de Nazaré aos turistas, que chegam em nossa cidade, muitas das vezes, dias antes do evento”, completa.
*Com colaboração de Eliza Forte (texto) e Oswaldo Forte (fotos)
Texto: Adriana Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								