Defesa Civil repassa últimas orientações aos voluntários do Círio

A última reunião da Defesa Civil Municipal antes do Círio 2014 reuniu um grande número de voluntários no auditório da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Centur), na tarde desta quinta-feira, 09. Quase duas mil pessoas estarão nas ruas prestando auxílio e solidariedade aos romeiros e promesseiros durante as duas e últimas maiores procissões em homenagens da Virgem de Nazaré: a Trasladação e o Círio.

A Defesa Civil repassou as últimas orientações, essenciais aos voluntários que encaram essa missão pela primeira vez. “Estamos orientando-os sobre alguns cuidados que devem tomar no dia do evento, como a supressão de adornos e acessórios que podem atrapalhar os atendimentos e até causar acidentes, e também com relação à vestimenta, que deve garantir conforto e liberdade nas ações. Recomendamos o uso de tênis, calça jeans, cabelos bem presos – no caso das meninas – e outras medidas que garantam o bem estar de todos”, comenta o coordenador de operações da Defesa Civil, Claudionor Corrêa.

Muitos desses erros acontecem com os novatos e é por isso que os voluntários mais experientes ajudam nas orientações. “O principal de quem já é experiente é mostrar a postura certa aos que farão esse trabalho pela primeira vez. É muito importante ir vestido adequadamente, ter os cabelos presos e as unhas bem aparadas.” explica Alessandra Coelho, 43, que participa há cinco anos como voluntária da Defesa Civil.

“O motivo de eu ser voluntária é poder estar mais perto da Santa, poder atender as pessoas que estão passando mal e receber o agradecimento de quem você mal conhece. Isso é muito gratificante para mim.” acrescenta a tecnica em Radiologia.

A cada ano aumenta o número de interessadosno trabalho voluntário. Após o término das inscrições deste ano, mais de 500 pessoas procuraram a Defesa Civil para participar do treinamento, mas não puderam ser incluídas. “Fizemos um planejamento e uma logística para duas mil pessoas. Essas 500 que nos procuraram após o encerramento das inscrições infelizmente não puderam ser incluídas, mas farão parte de ações futuras. No próximo ano vamos fazer um planejamento para 2.500 pessoas, tendo em vista que a procura este ano foi muito grande.” explica Claudionor.

A maioria das pessoas que se inscreveram são estudantes e técnicos em Enfermagem. O treinamento e a experiência proporcionada pela participação nesse grande evento fazem com que esses jovens aprimorem seus conhecimentos na área em que escolherem atuar. “Já participei do Círio pela Cruz Vermelha duas vezes. O trabalho em equipe auxilia bastante. Cada um dá suporte para o outro. Como estudamos em áreas que se interligam, como Enfermagem e Medicina, conseguimos fazer um atendimento de qualidade", destaca Gabriela Bahia, 19, estudante em Terapia Ocupacional.

A reunião contou com a presença do presidente da Defesa Civil, Rivadavia Miguel de Souza França, que fez questão de reiterar a importância do trabalho dos voluntários, “É muito importante termos esse suporte, pois o trabalho da Defesa Civil é de prevenção. Temos o cuidado de estarmos presentes neste grande evento, assim como em qualquer outra situação que reúna muitas pessoas, para garantir o auxílio a quem precisa. Como já diz a sabedoria popular, “quem cuida do outro cuida de si mesmo”: essa é a grande motivação dessa grande equipe que todo ano vem faz um trabalho magnífico e que muito nos orgulha”.

Postos de Atendimento

Nos anos anteriores, os postos de atendimento tinham equipes de apenas 60 socorristas, já este ano o número aumentou para 80. Em cada posto estarão presentes um médico, um enfermeiro e cinco técnicos em Enfermagem, enquanto os voluntários estarão circulando em meio à multidão.

Veja a localização dos postos de atendimento:

Sábado (Trasladação)
– Clube do Remo
– Secretaria Municipal de Administração (Semad)
– Casa da Linguagem
– Estacionamento do Banco do Bradesco
– Solar da beira
– Estacionamento da Igreja da Sé

Domingo (Círio)
– Estacionamento da Igreja da Sé
– Solar da beira
– Estacionamento do Banco do Bradesco
– Estacionamento dos Correios
– Casa da Linguagem
– Secretaria Municipal de Administração (Semad)
– Clube do Remo
– Estacionamento do restaurante Avenida

Texto: Caroline Torres

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar