Garantir a segurança e a tranquilidade das escolas de samba e blocos que irão desfilar durante o Carnaval é uma preocupação da Prefeitura de Belém. Por esse motivo, a Fundação Cultural do Município (Fumbel) convocou uma reunião com a 1ª Vara de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e os diretores das agremiações carnavalescas da cidade, na tarde desta quinta-feira (21). Na reunião, foram esclarecidas as normas de participação para crianças e adolescentes durante o desfile oficial, que ocorre entre os dias 29 e 31 de janeiro, na Aldeia Amazônica.
A representante da 1ª Vara da Infância e Juventude de Belém, Ruth Helena das Dores, ressaltou que as crianças com até 12 anos incompletos, só poderão desfilar até às 22h, e acompanhadas dos pais ou de um representante legal. Já os adolescentes a partir de 12 anos poderão participar de todo o evento, desde que estejam acompanhados pelos pais ou por uma pessoa maior de idade, autorizada pelos responsáveis do adolescente.
Além da assinatura, é necessário anexar à autorização uma cópia de documento oficial com foto dos pais ou responsáveis. A entrega da documentação deve ser feita pelas agremiações até a próxima semana, na 1ª Vara de Infância e Juventude, localizada na Avenida Almirante Tamandaré. “Nos dias de desfile, a Fumbel vai ceder uma sala especial para o plantão, que se realizado pela Vara antes, durante e depois da passagem das agremiações”, destacou o gerente de infraestrutura e música da Fumbel, Ivair Oliveira.
Além dos horários de participação, também foram estabelecidas regras para as fantasias que os jovens poderão usar, são proibidas roupas que façam exposição das partes íntimas e pintura corporal que substitua o uso de vestimentas. O objetivo é garantir a integridade do adolescente.
A advogada do "Rancho Não Posso Me Amofiná", tradicional escola de samba do bairro do Jurunas, Nazaré Elleres, aprovou as recomendações e afirmou que “a nossa escola cumpre todas essas regras, pois o objetivo principal é garantir a proteção dos jovens que desfilam conosco, além de cumprir o que é estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, afirmou.
Veja a programação completa do Carnaval de Belém no link.
Texto: Igor Pereira
Texto: Prefeitura Municipal de Belém
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								