Desfile homenageia mulheres que trabalham no Ver-o-Peso

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), organizou nesta segunda feira,9, um desfile voltado especialmente para as trabalhadoras do Ver-o-Peso. Ao todo, participaram do evento seis candidatas, escolhidas para representar os diferentes setores da feira, como o da Farinha, Carne, Refeição, Umbanda, Frutas e Ervas.

Para Noeme Barbosa, coordenadora da Combel, o objetivo do desfile é valorizar a mulher como um todo, independente da função que ela ocupa na sociedade. “Uma das ideias do evento é mostrar que por trás de cada trabalhadora existe uma mulher bonita. Mas hoje, em especial, nós queremos homenagear as mulheres do Ver-o-Peso, que em sua maioria são verdadeiras guerreiras”, explica.

O figurino, a maquiagem e toda a produção das concorrentes ficaram sob o encargo da Combel. A convite da coordenadoria, a jovem figunirista Marcelle Engelke, de 22 anos, confeccionou, em apenas três semanas, todas as peças utilizadas pelas candidatas no dia do concurso. “Eu busquei inspiração no segmento de cada uma para compor minhas criações, para que, através da roupa, o público e os jurados conseguissem identificar o trabalho realizado por elas na feira”, Marcelle revela.

Eleita Miss Simpatia, a representante do setor das Ervas, Beth Cheirosinha, distribuiu sorrisos e contagiou os jurados com a sua alegria. Ela deixou uma mensagem sobre a participação no evento e o objetivo do desfile. “Achei muito legal essa programação da prefeitura de valorizar e incentivar as mulheres do Ver-o-Peso, porque todas elas são batalhadoras e merecem reconhecimento. Sinceramente, por trás de cada uma dessas trabalhadoras existe uma grande mulher, que muitas vezes é mãe, pai, avó e tudo o que for preciso”, conta.

A presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina, Kátia Marília, foi uma das juradas do evento e opina sobre a iniciativa do desfile. “O Ver-o-Peso é um ponto turístico da cidade conhecido no mundo inteiro, então se torna muito importante realizar um evento que demonstre a beleza dessas trabalhadoras e agregar valor a elas”, conclui Kátia.

Todas as candidatas receberam brindes da Combel pela participação no evento. No entanto, a grande vencedora do concurso foi Suely Pereira Tunas, que trabalha há mais de 40 anos no Ver-o-Peso, no setor de Umbanda. Ela acredita que o desfile irá trazer pontos positivos para o seu negócio. “Estou muito feliz com o resultado do desfile e espero atrair mais visitantes após o concurso”, comenta.

Texto: Ewelin Gamelas

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar