Desfiles de blocos e escolas de Samba em Outeiro encerram programação de carnaval nos distritos

Para fechar a programação de carnaval em Belém, a ilha do Outeiro sediou nesta terça-feira, 09, os últimos desfiles oficiais de quatro blocos e sete escolas de samba. Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram as apresentações que aconteceram na Avenida Franklin de Menezes. O carnaval em Outeiro é promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel).

O evento teve início às 20h, com a apresentação dos blocos carnavalescos: Caravana Imperial; Arrastão da ilha; Arco-Íris do Outeiro e Gaviões do Samba, esta, que tinha como integrante da bateria a jovem Inara Vitória, de 17 anos. “Sou apaixonada por carnaval e esse é o primeiro ano que integro a Gaviões”, relatou a estudante. “Independente do local na escola, eu festejo por dar meu melhor, seja como destaque ou na bateria”, completou.

Já o desfile das escolas de samba do distrito foi iniciado pela Encanto da ilha, que levou para a avenida uma homenagem ao folclore presente nas músicas de Clara Nunes. Em seguida, a escola Parafuseta de Caratateua cantou o samba-enredo “Cidade Velha faz parte da memória, Belém 400 anos”, falando sobre a história de Belém e seus principais pontos turísticos.

O morador da ilha, Gleidson Aquino, de 29 anos, é torcedor da Parafuseta de Caratateua e não perde o desfile da escola do coração. “Todos os anos eu estou aqui, presenciando os desfiles e posso afirmar que, esse está sendo o melhor, está organizado e as escolas estão lindas”, comemorou o autônomo.

Mãe do pequeno Thayson Vieira, de 6 anos, Sheila Vieira integra a equipe da Parafuseta e este resolveu levar o filho para acompanhar a folia. “Há 10 anos estou aqui, vivendo essa emoção. Como sei que é seguro e a diversão é garantida, decidi trazer meu filho para começar a sentir essa emoção que contagia os brincantes”, declarou a dona de casa.

As outras escolas que desfilaram pelo corredor do samba do Outeiro foram: Estação 1ª do Samba; Coringa do Samba; Raio-X; O Sindicato e União da Ilha. De acordo com a agente distrital de Outeiro, Elizete Cardoso, o evento aconteceu dentro do que estava previsto, não foram registradas ocorrências e os moradores e turistas da ilha puderam aproveitar o carnaval de forma segura. “O trabalho das secretarias municipais foi fundamental para mantermos tudo organizado e seguro”, enfatizou.

Cerca de 180 homens divididos entre Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros garantiram a segurança do local e do público. Além disso, a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob); Defesa Civil; Conselho Tutelar; Secretarias Municipais de Saúde (Sesma), Urbanismo (Seurb) e Saneamento (Sesan) contribuíram para que o evento seguisse de forma tranquila.

A apuração do Carnaval em Outeiro será realizada nesta quarta-feira, 10, às 15h.

Texto: Karla Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar