Dia D alerta para dengue e chikungunya

Um dia de atividades para alertar a população sobre os cuidados para evitar a dengue e a chikungunya. O “Dia D” promovido pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), reuniu mais de 300 pessoas ao longo da manhã deste sábado (6), no bairro do Benguí. O Distrito está com índice de alerta de 2,9% para proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Diversas equipes dos distritos administrativos do município realizaram dinâmicas para orientar e mobilizar a população na prevenção também de outras doenças, como febre tifoide, sarampo, malária, leptospitose e doença de chagas, cujas ocorrências aumentam no período chuvoso.

“Nós temos que começar a prevenção ainda neste período de pré-sazonalidade, quando as chuvas ainda não chegaram com intensidade, mobilizando e orientando a população quanto ao não acúmulo de lixo, evitar deixar água parada, tampar as caixas d’água, enfim, assumir medidas que não permitam a formação de criadouros do mosquito. A Secretaria Municipal de Saúde está toda engajada no combate a essas doenças, mas precisa do apoio da população”, disse Sérgio Amorim, titular da Sesma.

A dona de casa Rosa Saraiva, 55 anos, moradora do bairro do Benguí há 22 anos e já teve várias pessoas da família com diagnóstico positivo para dengue e ela ainda desconhece a febre chikungunya. “A dengue é conhecida nossa, mas essa outra doença não. Por isso que eu vim aqui com os meus filhos, porque tenho escutado falar e me preocupo com a saúde da minha família. Estou achando este evento ótimo para esclarecer a gente”, frisou a senhora, que fez questão de dizer que procura manter a casa toda limpa para evitar o mosquito.

Durante a ação da prefeitura, foram realizados sorteios de cestas básicas, entrega de brinquedos que foram doados pela comunidade, aferição de pressão arterial e glicemia, corte de cabelo masculino e feminino, oficinas de artesanato e educação ambiental, teatro de fantoches, teatro educativo sobre dengue, apresentação de grupos de dança, emissão de RG e carteira de trabalho, orientações da Vigilância Sanitária, vacinação contra poliomielite, sarampo e HPV, vacinação para adultos e antirrábica para cães e gatos, além de atividades para o público infantil.

A Sesma contou com a parceira da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Polícia Civil, Defensoria Pública, Guarda Municipal de Belém, Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e Instituto Embelezze.

Dia D” ocorrerá nos oitos distritos de Belém

A campanha, cujo slogan é “Dengue e Chikungunya – O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também”, visa alertar e mobilizar a população, os profissionais da prefeitura, com prioridade os da saúde, e estudantes do nível fundamental ao nível superior, para a necessidade de prevenção contra essas duas doenças, assim como servir como elemento multiplicador da educação, informação e comunicação, voltada para o controle do mosquito Aedes aegypti, único meio de prevenção dessas endemias. Serão realizados mutirões de limpeza urbana e atividades para alertar os profissionais da área para o diagnóstico correto das doenças.

De acordo com Orliuda Bezerra, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs/Sesma), a intensificação da campanha terá programações nos oito distritos de Belém, com a realização do “Dia D”. O encerramento será no Complexo do Jurunas, com o reforço da mobilização intitulada “Dia D +1”, que ocorrerá no dia 07 de fevereiro de 2015.

O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), pesquisa que orienta as ações de controle da dengue, apontou estado de alerta para o município de Belém, com 2,2% de Índice de Infestação Predial. Foram trabalhados 22.111 imóveis nos oitos distritos técnicos administrativos, sendo 485 residências e terrenos baldios positivos para criadouros do mosquito.

Em casos da presença em abundância de mosquitos ou aqueles suspeitos de dengue e chikungunya, deve-se ligar para o Disque Dengue, no telefone 3344-2466. Durante o contato com o atendente, o denunciante deve informar o endereço, com o perímetro correto, para que uma equipe de controle de endemias seja encaminhada até o local.

Próximos “Dia D”

12/12/2014 8 às 13h. Praça do Curió

19/12/2014 15 às 21h. Praça Batista Campos

20/12/2014 15 às 21h. Praça da Matriz – Mosqueiro

09/01/2015 8 às 13h. Estacionamento da Praia Grande – Outeiro

24/01/2015 8 às 13h. Aldeia Cabana

30/01/2015 8 às 13h. Em frente a Agência Distrital de Icoaraci – ADIC

07/02/2015 8 às 13h. Complexo do Jurunas

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar