Neste sábado, 09, ocorre o Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe) em todo o país. Em Belém, a Coordenação de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde estará com 431 postos (incluindo volantes, terrestres e fluviais), distribuídos nos 71 bairros da capital, funcionando no horário das 8h às 17h. A abertura da campanha será na Unidade de Saúde da Sacramenta, às 8h.
A meta na capital é vacinar 249.496 pessoas do grupo prioritário, que consiste em: crianças de seis meses a menores de 5 anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas no período até 45 dias após o parto; trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade; população indígena, a partir dos seis meses de idade; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas (respiratória, cardíaca, renal, hepática, neurológica, diabetes, imunossupressão, obesos grau III, transplantados e portadores de trissomias), mediante apresentação de prescrição médica.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sérgio Figueiredo, o objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza, na população alvo para vacinação. “É muito importante que as pessoas que devem ser vacinadas procurem os postos, que estarão espalhados em todo o município. A principal intervenção preventiva em saúde pública para a influenza é a vacinação”, destaca.
A coordenadora municipal de imunização, Nazaré Athayde, reforça que a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza realizada anualmente, vem contribuindo, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.
Neste sábado, a Sesma montará postos nas Praças Batista Campos e República, nos supermercados Líder Doca, Nazaré São Francisco e Yamada Pátio Belém, Porto Hidroviário (Docas), sede 1º de Dezembro Futebol Clube (Tv. Vileta C/ Humaitá), Paróquia São José – Doca e Igreja Templo dos Anjos – Conjunto Catalina.
Quem não puder se vacinar no dia 09, a Sesma informa que a vacina continuará disponível até o dia 22 de maio, no horário de 08h às 17h, na Rede Básica de Saúde e nos seguintes locais: Casa do Idoso, Casa da Mulher, UREMIA, IPAMB, Hospital Naval , Exército e da Aeronáutica.
Nazaré Athayde alerta que qualquer manifestação pós-vacinal, o vacinado deve procurar a coordenação municipal do programa, nos telefones 3344-2459 ou 8733-2372. “No Dia de mobilização teremos um esquema especial. Em caso de ocorrência de qualquer reação após a vacina, o usuário, além de procurar a coordenação, tem como retaguarda de atendimento o Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, Hospital Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira, Hospital Abelardo Santos e Hospital de Mosqueiro”, tranquiliza.
A Gripe
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dores no corpo e dor de cabeça. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte.
Serviço: 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – Dia de Mobilização Nacional, sábado, 09, de 8h às 17h, em 431 postos de vacinação. Abertura será na Unidade Municipal de Saúde da Sacramenta, às 8h, localizada na Av. Senador Lemos, esquina com a Pedro Álvares Cabral.
Texto: Paula Barbosa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								