"Dia D" marca Campanha de Vacinação em Belém

O aposentado Natanael Pinheiro de Souza, 69, escolheu este sábado, 26, para ser vacinado contra a Influenza (gripe). Às 9 horas da manhã ele já estava no Centro de Convivência Zoé Gueiros, no Tapanã, onde estava sendo promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) o “Dia D” da campanha de imunização. O aposentado foi um dos primeiros a pegar a ficha para receber a vacina. “Além de vir me vacinar, eu queria aproveitar toda a programação que foi oferecida hoje. Moro aqui no bairro há muitos anos e poderia até mesmo ter ido à Unidade de Saúde, mas preferi participar da abertura oficial em um lugar que também faço minhas atividades”, afirma o aposentado.

Durante a cerimônia de abertura, a secretária de saúde de Belém, Dra. Selma Alves atentou para os riscos que os grupos alvos da campanha correm, caso não se imunizem. “É importante que todos os grupos de risco atentem para o calendário e também vá até o posto de saúde mais próximo de sua casa. Estamos vacinando desde o dia 22 e vamos até o dia 09 de maio, em todas as unidades de saúde além das Estratégias Saúde da Família”, acrescentou.

De acordo com a diretora do departamento de vigilância à saúde, Dra. Orliuda Bezerra, a meta em Belém é vacinar 308.321 mil pessoas. “Estamos vacinando toda a população alvo da campanha, que incluem as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, além de gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, idosos (60 anos ou mais), trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, detentos e pessoas portadoras de doenças crônicas. É importante que esse grupo de risco se conscientize e procure um dos postos de vacinação sem deixar para a última hora”, alertou.

Após a abertura oficial da campanha, o grupo da terceira idade do Zoé Gueiros apresentou danças típicas da região, mostrando que a melhor idade está em alerta e em forma. “É incrível ver quanto o grupo de idosos é o mais atento em buscar a imunização para a vacina. Minha mãe já está vacinada desde o dia 22 e hoje integra o grupo da comunidade”, afirmou a atendente Angela Maria da Costa, 32.

Ainda durante o “Dia D”, 395 postos de vacinação estavam disponíveis em toda a capital, para imunizar os grupos prioritários e 80 postos itinerantes terrestres e fluviais também fizeram o reforço do atendimento à população.

Durante a abertura da campanha, houve também apresentações teatrais de orientação contra endemias, como a leptospirose e a dengue, realizadas pelo Departamento de Vigilância à Saúde (Devs).

Nos postos de vacinação, estrategicamente localizados nos bairros de maior concentração do público-alvo, a imunização ocorreu de acordo com o planejado pela Coordenação Municipal de Imunização. A campanha contra a Influenza segue até o dia 9 de maio.

Doenças crônicas e outras condições especiais com indicação para a vacina contra Influenza:

– Doença respiratória crônica;

– Doença cardíaca crônica;

– Doença renal crônica;

– Doença hepática crônica;

– Doença neurológica crônica;

– Diabetes;

– Pacientes imunodeprimidos;

– Obesos grau III;

– Transplantados;

– Portadores de trissomias: síndrome de Down, síndrome de Klinefelter, síndrome Wakany, dentre outras.

< Texto: Kezia Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar