Cerca de três mil mulheres participaram da programação do Dia D do Outubro Rosa na Unidade Municipal de Saúde do Tapanã, em Belém nesta terça-feira,27. A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realizou várias ações durante toda a programação, envolvendo palestras, oficinas, coleta de PCCU, ultrassom, testes rápidos, doação de sangue para o Hemopa, intensificação de vacinas, emissão de carteira de identidade com o apoio da polícia civil, aferição de pressão arterial e várias apresentações de grupos culturais.
De acordo com a gerente da UMS, Salenild Santos, a programação foi toda pensada para que as mulheres tivessem um dia de conscientização no reforço dos serviços que já são oferecidos na unidade. “Além de todos esses serviços teremos o atendimento em horário diferenciado (até as 22h) para oportunizar o atendimento às mulheres trabalhadoras, na realização de exames preventivos do câncer de colo do útero, exame clínico das mamas, avaliação nutricional, atividades educativas sobre alimentação saudável entre outras atividades”, explicou a gerente.
A dona de casa Francisa Barbosa, 52, foi à unidade para uma consulta com o ginecologista. Ela conta que aproveitou o Dia D não só para a consulta, mas para levar a filha que tirou o dia de folga para utilizar os serviços da unidade. “Fiz a minha consulta e assisti a uma palestra com a minha filha. Acho que esse é um mês de conscientização e que realmente precisa ser lembrado. A programação da unidade movimentou não só a comunidade do Tapanã, mas das redondezas também”, frisou.
A ação também ofereceu atrações culturais como o teatro educativo da Semob, ballet ‘Bonecas da Aquarela’, hip hop e banda Desbravadores, da Escola Municipal Gabriel Lages, além da apresentação dos grupos de idosos da UMS do Telégrafo e do Centro Zoé Gueiros. As mulheres que foram à unidade, também foram surpreendidas com um dia de beleza oferecido em parceria da Embeleze com a Mary Kay. “Cheguei na unidade já sabendo que o dia ia ser cheio de atividades, mas não imaginei que sairia daqui, inclusive, com outro visual. Realizei exames, participei de palestras e ainda estou voltando para casa de cabelos cortados. Isso tudo faz parte da preocupação desta gestão com a saúde”, declarou a consultora Nayane Castro.
Texto: Kezia Carvalho