Dia da Esperança mobiliza moradores do bairro do Guamá

Há 35 anos, uma biblioteca comunitária promove o incentivo à leitura junto aos moradores do bairro do Guamá, em Belém. Apoiados pelo projeto Criança Esperança, a Organização Não-Governamental (ONG) Espaço Cultural Nossa Biblioteca, divulgou neste sábado, 16, o trabalho que têm levado mais educação à comunidade. A programação marcou o Dia da Esperança.

Em cortejo cultural ao som da banda de fanfarra da Escola Frei Daniel, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), mantido pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa), reforçou a parceria que visa mudar a realidade de quem vive em situação de risco.

“Essa articulação tem o objetivo incluir famílias no atendimento de assistência social do município de Belém. É o que chamamos de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS”, explicou Dalete Lopes, coordenadora do CRAS Guamá.

“Eu gosto muito de ler. Em várias áreas da nossa vida, a leitura está presente”, disse a estudante Naira Correa, de 15 anos. E as diversas formas da leitura estiveram presentes no evento para estimular o público ao hábito desta prática. Dança, teatro, brincadeiras, contação de histórias e outras atrações culturais animaram os participantes.

Por todo o Brasil, o sábado foi um dia dedicado às ações do projeto Criança Esperança, realizado pela Rede Globo em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) há 29 anos. “Precisamos construir algo melhor para a cidade de Belém e a leitura é o caminho porque promove a educação”, disse o professor Raimundo Lima, presidente da ONG.

O CRAS Guamá fica localizado na passagem Sururina, nº 268, entre passagem Ezeriel e Rua 25 de junho, e o Espaço Cultural Nossa Biblioteca fica na Rua 25 de Junho.

Texto: Denise Soares

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar