O Dia de Finados, nesta segunda-feira, 02, foi movimentado nos principais cemitérios de Belém. Milhares de pessoas fizeram a tradicional visitação aos túmulos e participaram das celebrações de missas nas capelas. Em média 50 mil pessoas passaram pelo maior cemitério do município, Santa Izabel, no bairro do guamá, um dos mais antigos da capital paraense.
De acordo com o administrador do cemitério Santa Izabel, Roberto Ribeiro, devido ao feriado prolongado, desde sábado, 31 de outubro, o fluxo de pessoas aumentou no cemitério. E para garantir uma boa recepção aos visitantes, cerca de 250 pessoas trabalharam na limpeza dos espaços, jardinagem, manutenção e para manter a segurança do espaço, que abriga 82 mil sepulturas.
"A Prefeitura de Belém está trabalhando para restaurar a imagem do maior cemitério do estado, assim como os outros, mas aqui, tivemos reformas como nunca tinham acontecido", destacou Roberto Ribeiro.
No cemitério de São Jorge, no bairro da marambaia, a situação não foi diferente, o fluxo de visitantes aumentou nos últimos três dias, recebendo cerca de 15 mil visitantes. Segundo a administradora do espaço, Aline Santos, mesmo com a intensa visitação, não foram identificados problemas com a organização ou segurança do local.
"Aproximadamente há um mês, as secretarias municipais vêm promovendo ações de limpeza e manutenção do espaço e, devido à presença dos guardas municipais, não foram registradas ocorrências de roubos ou furtos” informou a administradora do Cemitério São Jorge, Aline Santos.
Durante toda a manhã, agentes da Secretaria Municipal de Economia (Secon) realizaram ações de ordenamento em frente aos cemitérios, no intuito de organizar o comércio informal nas proximidades, para que os produtos – como flores, velas e demais artigos – fossem comercializados sem obstruir a passagem dos visitantes.
E, para intensificar as ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika, nos cemitérios públicos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DEVS/Sesma), também deu prosseguimento a “Operação Finados: O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também”, com a realização de abordagens educativas nestes espaços.
Os agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) também atuaram nas áreas adjacentes aos cemitérios, orientando os motoristas nas principais avenidas de acesso.
Texto: Karla Pereira