Os povos indígenas foram homenageados no Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia, neste domingo, 19, quando é comemorado o Dia do Índio. A ação realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foi gratuita para todos os visitantes do Bosque.
A etnia Xikrin, que reside em Parauapebas, foi convidada a participar da programação no Bosque Rodrigues Alves. E dos nove índios da comunidade, que estiveram no local, um dos poucos a falar português era Bepoti Xikrin, que transmitiu a todos sua alegria com a celebração deste dia. “Hoje é um dia maravilhoso e abençoado, pois é o nosso dia. Eu e minha família ficamos felizes com o convite para participar dessa homenagem, já que muitas vezes ficamos esquecidos”, afirmou o índio Bepoti Xikrin.
Os visitantes puderam conhecer um pouco da história e dos costumes da população indígena, além de participar de uma programação educativa voltada para o meio ambiente. “Muitas pessoas só escutam falar dos índios, mas nunca viram um pessoalmente. Então hoje eles estão aqui, apresentando um pouco de sua história, costumes e trabalho. Além disso, também mostramos para os visitantes a importância da preservação do meio ambiente, da floresta, já que os índios estão inseridos nesse contexto” detalhou a pedagoga Marla Frazão, coordenadora da programação especial do Bosque Rodrigues Alves.
Ela ainda ressaltou a importância de homenagear o povo indígena. “No Pará temos uma vasta população indígena, então é nosso papel dar visibilidade para essa população. E esse é um momento que aproveitamos para divulgá-los e homenageá-los. Eles que nos passaram tantos costumes, cultura e até alimentação”.
Durante a programação também foram realizadas brincadeiras, circuito de atividades, apresentação de filmes no Cine Bosque, pinturas faciais, corporais e de desenhos de lendas, trilhas monitoradas da fauna e flora, plantio de mudas de árvores, além da contação de lendas indígenas.
Para o empresário João Leite Cunha, que estava acompanhado dos filhos e sobrinhos, a programação foi aprovada. “Confesso que desde criança sempre aprendi na escola que o dia 19 de Abril, é o Dia do Índio. Mas pela primeira vez estou vendo um índio de verdade de perto. Aproveitei para tirar fotos e registrar esse momento. E o Bosque está de parabéns, pois precisamos preservar e homenagear essas pessoas, que são tão importantes para a história do Brasil e do Pará”, garantiu.
A pequena Júlia Leite Cunha, de oito anos, estava empolgada com a programação. “O índio pintou o meu braço e eu gostei muito. As índias são lindas”, afirmou.
A programação foi aberta ao público de todas as idades, que visitavam o Bosque Rodrigues Alves. O Complexo Turístico Ver-o-Rio, em Belém, também recebeu programação especial pelo Dia do Índio, com a realização de atividades, apresentação de danças típicas e cantorias.
Texto: Ana Paula Azevedo