Neste sábado, 13 de setembro, é celebrado o Dia do Programador e da Programadora. A data é comemorada no 256º dia do ano, número simbólico que na computação representa a quantidade de valores que podem ser armazenados em um byte. Em anos bissextos, o evento ocorre em 12 de setembro.
Programadores são profissionais que tornam possíveis os sistemas, aplicativos e serviços digitais que usamos diariamente. Graças ao desenvolvimento dessas ferramentas pelos programadores, conseguimos acessar serviços públicos, estudar on-line, comprar alimentos e produtos e nos comunicar com amigos e familiares. Tudo isso de forma ágil, prática e segura.
Crédito: Lucas Damasceno

Para estudantes e pessoas interessadas em ingressar na área da tecnologia, há vários caminhos: graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação, cursos técnicos, entre outros. Não existe apenas uma trilha: a área de TI é ampla e permite que cada um encontre seu espaço.
Programadores da Prefeitura promovem a transformação digital do município
Crédito: Lucas Damasceno

Na Prefeitura, a Belém Digital é um exemplo de como os programadores contribuem para a transformação digital da gestão pública. Equipes multidisciplinares desenvolvem várias soluções que impactam diretamente a vida do cidadão como, dentre outros:
- IDPcD, que garante inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência. ACESSE AQUI
- Licenciamento para ETR (5G), que viabiliza a solicitação de licenciamento para as antenas 5G de forma 100% Digital. ACESSE AQUI
- Sistemas de licenciamento de eventos, que traz agilidade e transparência para realizadores de diversos tipos de eventos em espaços públicos. ACESSE AQUI
- Sistema de matrícula. que possibilita o acesso de milhares de estudantes à rede de ensino municipal. ACESSE AQUI
- Portais Institucionais e Soluções administrativas, incluindo RH e Orçamento, que são fundamentais para o dia a dia das instituições públicas municipal, garantindo gestão mais ágil e eficiente.
Crédito: Lucas Damasceno

A diretora de sistemas da informação da Belém Digital, Adriana Teles reforça que a Belém Digital segue avançando para consolidar a transformação digital do município, sempre considerando soluções que atendam à diversidade da sociedade
“Faço questão de destacar que temos excelentes programadoras e queremos ver cada vez mais mulheres ocupando esse espaço. A Belém Digital também está de portas abertas para receber instituições de ensino médio, apresentar o dia a dia do nosso trabalho e inspirar jovens a se tornarem os próximos profissionais da área de tecnologia”, enfatiza a diretora Adriana Teles.
E para que isso aconteça, a empresa precisa cada vez mais desses profissionais homens e mulheres, que tornam os serviços públicos mais acessíveis, ágeis e integrados.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população que tinha aparelhos celulares em 2024 correspondia a 167,5 milhões de pessoas a partir de 10 anos. Esse quantitativo equivale a 88,9% da população total do Brasil. Isso significa que quase todos estão conectados, acessando serviços públicos e privados diariamente.
Hoje, com o avanço da Inteligência Artificial e das novas linguagens de programação, o papel desses profissionais é ainda mais estratégico. Eles não apenas escrevem códigos: são agentes de transformação digital, ajudando a criar cidades mais inteligentes, acessíveis e inclusivas.

