“Eu sonho em passar no vestibular, entrar na universidade e voltar aqui no cursinho para contar minha história”, diz, emocionada, Maria Eduarda Silva, de 16 anos, estudante do Cursinho Pré-Vestibular Municipal que pretende cursar engenharia civil ou engenharia naval. “Ano passado a coordenação trouxe ex-alunos daqui para contarem suas histórias para nós e isso emocionou muita gente. Eu me emocionei. Saímos de lá inspirados”, afirma a adolescente.
O Dia do Vestibulando, nesta sexta-feira, 24, foi comemorado da melhor maneira pelos alunos do Cursinho Pré-Vestibular Municipal: em sala de aula, com aulões. O cursinho é mantido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), e atende alunos da rede pública de ensino e bolsistas na rede particular. Criado em 2015, já ensinou 3.000 alunos, com um índice de 70% de aprovação. Só no último vestibular foram 800 alunos aprovados em universidades pelo Brasil.
“Temos atualmente 1.200 alunos, distribuídos entre as turmas regulares para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as turmas militares, além da turma específica para medicina, aberta neste ano”, explica o professor de História Antônio Pantoja, um dos coordenadores do cursinho. “Eles irão comemorar esse dia (do vestibulando) estudando, é claro”, disse o professor.
A equipe do Cursinho já conta com 54 professores especializados nas áreas de conhecimento cobradas pelo Enem e que recebem também capacitação focando na estrutura do exame para o desenvolvimento do trabalho. “Aqui no Pré-Vestibular Municipal temos a preocupação de trabalhar tanto com professores novos, motivados, quanto com professores mais experientes”, informou Pantoja.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio se encerraram na última sexta-feira, 17, e a preparação para a prova está a todo vapor. Os alunos contam com projetos voltados exclusivamente para a matemática, além de todas as quintas-feiras um projeto garante aulas de sociologia, filosofia, noções de direito constitucional e redação.
“Um professor do meu convênio apresentou o Cursinho no ano passado e logo no início do ano eu já vim fazer a minha matrícula. A equipe é muito qualificada, e esse é um diferencial muito grande. Nossos professores são recomendados entre os melhores da cidade”, diz Wilma Helena Pires, que com 18 anos tenta o vestibular pelo segundo ano para medicina.
“Eu trabalho há 25 anos com vestibular. E trabalhamos muito com a questão da aprovação. Mas para que essa aprovação aconteça é necessária uma estrutura que procuramos dar ao aluno aqui também. O ambiente, o conforto, a motivação, tudo isso ajuda nos momentos de pressão da família ou do próprio aluno com ele mesmo”, destaca o professor Antônio Pantoja.
Os professores ainda executam projetos extra-classe, como visitas às universidades, de apoio emocional, simulados que duram o dia inteiro e contam com café da manhã e almoço e revisões ao longo do ano para os assuntos de turmas específicas. O Cursinho também se preocupa em dar uma atenção diferente para as turmas da noite, que contam com alunos que normalmente trabalham o dia inteiro e que têm rotinas diferentes.
O processo seletivo para estudar no pré-vestibular solicita a nota anterior do candidato no Enem, boletim e histórico escolar. Também é um critério ter sido aluno da rede pública ou 100% bolsista em uma instituição particular.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: Isabela Quirino