Espaços limpos e com a segurança garantida, esta foi a realidade encontrada nos cemitérios públicos de Belém neste domingo (10), onde em muitos lares se comemora o Dia dos Pais.
Após a obra de reforma, realizada pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) com parceria da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em maio deste ano, a satisfação em homenagear os entes queridos, que já não estão mais presentes, ficou ainda maior. "Sem dúvida após a reforma feita para o Dia das Mães desse ano, houve um grande aumento no número de visitantes no cemitério Santa Izabel. As pessoas reconhecem o trabalho que foi feito e se sentem melhor durante as visitas", explica José Roberto Ribeiro, administrador do cemitério Santa Izabel, o maior da capital paraense.
Alvo de reclamações constantes dos visitantes, o fator "segurança", já não é mais um problema para os frequentadores do espaço. A Prefeitura contou com o apoio de 20 homens do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar na parte interna do cemitério. Além disso a Guarda Municipal disponibilizou, para este domingo, um efetivo de 220 homens distribuídos em dois turnos. No cemitério de Santa Izabel atuaram na segurança, 40 homens no turno da manhã e 40 no turno da tarde, no Cemitério de São Jorge o efetivo foi de 30 homens por turno, no do Tapanã e no de Santa Izabel em Icoaraci foram 20 guardas por turno.
"Sem dúvida com o fato de a segurança estar reforçada, isso nos permite vir em qualquer horário e ficar um tempo maior para orar e prestar homenagens aos nossos pais, irmãos, filhos e avós, ainda mais se forem pessoas como eu, que ficam por aqui limpando e decorando o lugar que eles repousam em paz, já que não podemos mais abraçá-los", comenta a aposentada, Ângela Souza.
De acordo com o administrador do espaço, ao todo, contando sábado e a manhã deste domingo, 10, passaram pelo Santa Izabel, cerca de 35 mil pessoas e, contando com o público da tarde, este número ainda deve chegar a 40 mil visitantes.
No cemitério São Jorge, no sábado, 09 e até a manhã deste domingo, o número de visitantes ultrapassou os 15 mil.
Texto: Danielle Zuquim
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								