Na manhã deste domingo, 16, a Sociedade Brasileira de Diabetes e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realizaram uma grande ação na Praça da República, região central de Belém, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado na sexta-feira, 14.
Centenas de pessoas procuraram os vários estandes montados na praça, que ofereciam, entre outros, serviços como avaliação antropométrica, orientação nutricional, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e distribuição de materiais informativos sobre a doença.
De acordo com a Coordenadora da Referência Técnica de Humanização da Sesma, Nahima Albuquerque, toda e qualquer pessoa pode ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima à sua casa procurar por estes serviços.
“O teste de glicemia é oferecido em todas as Unidades de Saúde do município, além de todo o acompanhamento aos casos de diabetes, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Hoje, é fundamental que todos sejam esclarecidos sobre os fatores de risco da doença e orientados quanto à prevenção, assim como sobre a importância da realização de atividades físicas e alimentação saudável. Inclusive, neste mês, por conta do Dia Mundial da Diabetes, foram disponibilizados mais testes de glicemia e materiais informativos nas unidades, com o objetivo de reforçar as atividades educativas e de prevenção da doença”, explicou.
O representante da Sociedade Brasileira do Diabetes em Belém, Fernando Flexa Ribeiro Filho, esclareceu que o Dia Mundial do Diabetes serve como um alerta para chamar a população e conscientizar tanto os diabéticos quanto os que não têm predisposição para a doença.
“O Dia Mundial é estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), diante do problema do número de pacientes diabéticos. Eventos como o de hoje acabam ajudando muito, já que a maioria dos pacientes não sabe que é diabética. Em uma oportunidade como essa, eles acabam conhecendo e vão procurar acompanhamento”, frisou, lembrando ainda que o diabetes é uma doença que, quando bem acompanhada e bem tratada, permite que a pessoa tenha uma vida normal. “É importante a pessoa que tem a doença saber e fazer a parte de alimentação, atividade física e acompanhamento médico”.
Foi este o caso do motorista Joaquim da Silva, que foi até a praça, realizou o teste rápido e em minutos viu que tem uma elevação da glicemia. “Minha glicemia deu 302, o que não é nada normal. Agora vou ver qual a orientação da nutricionista e verificar qual a unidade de saúde vou procurar para fazer o tratamento. Fiquei um pouco assustado com o resultado, mas agora vou tomar mais cuidado com a alimentação e qualidade de vida, deixando um pouquinho de lado principalmente o refrigerante”, ressaltou.
O secretário de Saúde de Belém, Sérgio de Amorim Figueiredo, alertou a população e reforçou a importância de se procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para realizar o teste e, se diagnosticado, fazer o acompanhamento com equipe multiprofissional de saúde.
“Hoje, a intenção da equipe foi sensibilizar as pessoas em relação à prevenção e ao diagnóstico precoce do diabetes como resposta aos números alarmantes da doença em todo o mundo. Além disso, orientamos quanto aos serviços que são oferecidos na rede municipal para estes usuários por meio do Programa do Hiperdia, onde são feitos o acompanhamento e a distribuição de medicamentos gratuitos quando necessário”, enfatizou.
No próximo dia 19, a Sesma realizará uma ação no complexo Ver-o-Rio em alusão à Campanha Novembro Azul, que visa sensibilizar quanto à prevenção e controle do diabetes e também da saúde do homem.
Texto: Kezia Carvalho