Dia Municipal do Idoso é celebrado com atividades físicas ao ar livre e rodas de conversa

"Com atividades físicas a gente se sente bem melhor. Bem melhor pra trabalhar, bem melhor em casa e bem melhor pra tudo. A atividade física proporciona melhoria de vida", foi assim com muita disposição, que a autônoma Maria das Graças, de 63 anos, celebrou o Dia Municipal do Idoso. Ela foi uma das 30 participantes da ação "Envelhecendo com Saúde" promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que reuniu grupos de idosos em atividades físicas e rodas de conversas sobre o Programa Saúde do Idoso e de Prevenção de Quedas, no Parque do Utinga, nesta segunda-feira, 27. A programação também incluiu atividades no Parque dos Igarapés e nos distritos de Mosqueiro e Outeiro.

Para o educador físico Raphael Bittencourt, trabalhar a saúde do idoso é importante para proporcionar qualidade de vida na terceira idade. "É muito importante trabalhar a alimentação desse Idoso, o incentivo à prática da atividade física e a prevenção de quedas. Esses são os pilares do programa saúde do idoso e todo esse trabalho é voltado para que eles tenham qualidade de vida", explica o profissional.

"Esse evento é maravilhoso. Todo ano tem e o nosso grupo sempre participa. E esse ano está sendo especial para todos nós. É muito bom poder estar de volta praticando nossas atividades depois do período mais difícil da pandemia", destaca a autônoma Beth Garcia de 65 anos, que também integrou o grupo de idosos no Utinga.

Semana do Idoso – Durante toda esta semana haverá ações nas próprias unidades de saúde com programação voltada para a promoção da saúde mental dos idosos, além de atividades físicas, prevenção de quedas e promoção do envelhecimento saudável.
“Essas programações serão de atividade física coletiva, com educadores físicos da rede e voluntários e também educação em saúde, relacionando as atividades físicas com prevenção de quedas, porque essa é uma das maiores causas de vulnerabilidade e de risco para o idoso. Além de nossos psicólogos e assistentes sociais com rodas de conversas voltadas para a saúde mental”, destaca o coordenador interino da Referência Técnica de Saúde do Idoso da Sesma, Feliciano Marques.

A Semana do Idoso será encerrada na sexta-feira, 01, quando também é celebrado o Dia Internacional do Idoso, com uma intensa programação promovida pela Casa do Idoso, no Memorial dos Povos.

Rede de atenção – O Centro de Atenção à Saúde do Idoso completou 19 anos em Belém e foi criado no governo popular do então prefeito Edmilson Rodrigues. O atendimento é garantido a pessoas com 60 anos ou mais e ocorre quando o médico, clínico geral das Unidades Municipais de Saúde (UMS) ou Estratégia Saúde da Família (ESF), esgota suas possibilidades de resolutividade em relação ao idosos. Para tal, é necessário a emissão de uma guia de referência/contrarreferência com a demanda contida na carteira de serviços da Casa.

Atualmente 16 mil idosos estão cadastrados na Casa do Idoso, com média diária aproximada de 250 idosos atendidos nas diversas especialidades oferecidas, além da realização de cerca de 400 procedimentos. Sendo assim, a média mensal de atendimentos fica em torno de 5.500 e a anual é de 66 mil atendimentos nas diversas especialidades.

A carteira de serviços contém gastroenterologia, dermatologia, geriatria, endocrinologia, psiquiatria, neurologia, reumatologia, ortopedia e cardiologia, e conta com uma equipe multiprofissional nas áreas da fonoaudiologia, educação física, terapia ocupacional, serviço social, psicologia, fisioterapia, farmácia de atenção básica e autorização para procedimento de alta complexidade/custo (Apac), enfermagem, técnico de enfermagem, nutrição e prótese dentária.

A Casa do Idosos atua também em ações multidiciplinares, tais como atividades individuais, atividades em grupo, ações de educação em saúde e é norteada pela Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842, de 4 janeiro de 1994) e Política Nacional de Saúde do Idoso (Portaria nº 2.528 de 2006),além de atuar em consonância com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741 de 1 de Outubro de 2003).

Texto: Danielly Gomes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar