Para homenagear os profissionais da área de turismo, a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), em parceria com os proprietários dos quiosques do Complexo Ver-o-Rio, oferece na próxima segunda-feira, 11, às 17h30, um lanche especial em comemoração ao Dia Nacional do Guia Turístico, que acontece neste domingo, 10.
De acordo com a diretora de Turismo da Belemtur, Bianca Franco, o guia desempenha um papel muito importante para gerar no visitante uma impressão favorável ou negativa da cidade. “Os guias são os verdadeiros anfitriões para o turista, dependemos desses profissionais para mostrar para o mundo o que temos de mais atrativo. Eles são essenciais para o desenvolvimento cultural de uma cidade”, ressalta.
No dia a dia, os guias desenvolvem atividades de acompanhamento, orientação, recepção e transmitem informações para grupos que visitam o território nacional em excursões municipais, estaduais ou interestaduais e também em viagens internacionais.
A profissão de Guia de Turismo foi regulamentada em outubro de 1993 e nos últimos anos o mercado está abrindo um leque de oportunidades em diferentes áreas de atuação.
De acordo com o Mestre em Turismo pela Universidade de Aveiro em Portugal e Conselheiro do Sindicato de Guias do Pará, Fábio Romero, a principal função atribuída ao Guia é a preocupação com o resguardo da experiência turística do visitante e a preservação do patrimônio cultural. “ Ver o sorriso de satisfação no rosto do turista no final de um City Tour ou excursão nos motiva para realizar cada vez mais um serviço de qualidade, ou seja, quando é desenvolvido um bom trabalho, é certo que o visitante guardará ótimas lembranças do lugar apresentado”, exalta.
Segundo ainda Romero, a profissão está em um processo de ascensão e internacionalização. “Estive recentemente no 1º Encontro Internacional Amazônico de Guias de Turismo que está acontecendo até o dia 10 de maio na capital amapaense, e a tendência é que o perfil do guia de turismo esteja cada vez mais integrado com novas culturas. Nesse encontro, países como o Suriname, Guiana Francesa e Peru estiveram presentes aderindo ao novo panorama mundial de turismo”, explica.
As pessoas que têm interesse em trabalhar como guia devem procurar cursos, ou instituições de ensinos vinculadas ao Ministério do Turismo, além de ser imprescindível o credenciamento do profissional no sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor, o Cadastur.
A programação de segunda-feira será realizada entre os quiosques 1 e 2, no calçadão principal do Ver-o-Rio.
Texto: Roberta Gelak
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								