Um prédio sem uma estrutura necessária para trabalhar, documentos amontoados no pátio do imóvel, salas sem equipamentos e materiais, letreiro retirado, esse foi o quadro encontrado pela nova coordenadora do cursinho Pré-vestibular Municipal de Belém, a professora Joelma Ferreira.
Mas, apesar das dificuldades, a gestora e os professores já estão empenhados na retomada das aulas para fechar o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, e organizar o planejamento de expansão do cursinho para os distritos da capital.
“Estamos querendo descentralizar o acesso ao cursinho, tirar do centro da cidade para introduzir nas periferias, pois, muitos alunos que moram longe, não conseguem pagar o valor da passagem de ônibus. Portanto, a ideia é territorializar o pré-vestibular para os distritos”, explica a coordenadora.
Estrutura – A sede do cursinho, que é alugada, fica localizada na avenida Alcindo Cacela, e está sem condições de uso pela falta de materiais, equipamentos e objetos, como cadeiras, mesas, projetor e aparelhos de ar-condicionado. A coordenação anterior não fez a transição com a direção atual e desmontou toda a estrutura do local.
Agora, a nova direção está fazendo a busca dos equipamentos e materiais, que eram emprestados por outros órgãos, para remontar a unidade e dar condições de trabalho aos servidores.
“Nós estamos com dificuldade de reunir para fazer a administração do processo e planejar as ações. Pela falta de estrutura encontrada no imóvel, isso está inviabilizando a primeira semana de trabalho. Até o cadastro dos alunos de 2020, não encontramos”, ressalta Joelma Ferreira.
A nova coordenadora ressaltou, ainda, que está organizando uma força-tarefa, entre a direção e professores, com o objetivo de atender aos alunos nesta reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro. “Vamos retomar as aulas on-line na próxima segunda-feira (11). Os professores já estão preparando os materiais para disponibilizar na plataforma utilizada pelos alunos", assegura Joelma.
Texto: Victor Miranda
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								